Banca de DEFESA: THAYNÁ CUNHA BEZERRA

DATA: 28/02/2024
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE NUTRIZES SOBRE AMAMENTAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da Mulher. Representações Sociais. Aleitamento materno . Saúde da criança. Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO: Apesar de todos os benefícios do leite materno para a saúde da criança e da mulher, a amamentação ainda pode se apresentar como uma vivência permeada por dificuldades e intercorrências. O objetivo desta pesquisa foi analisar as representações sociais (RS) de nutrizes sobre amamentação. Trata-se de estudo observacional do tipo transversal e qualitativo, conduzido pela Teoria das RS. A amostra foi composta por 100 nutrizes atendidas pela equipe do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – Unidade Materno Infantil, no BLH e na Sala de Coleta do Alojamento Conjunto, no segundo semestre de 2023. Para a coleta de dados, empregou-se para todas as participantes o Miniexame do Estado Mental, um formulário com variáveis sociodemográficas e obstétricas e aplicação do termo indutor “leite materno” para a Técnica de Associação Livre de Palavras. O roteiro de entrevista semiestruturada com duas questões propostas: “O que é amamentar pra você?” e “Me fale sobre o leite que está saindo dos seus peitos” foi seguido com 27 nutrizes da amostra total. A análise das evocações livres foi realizada com suporte do software openEvoc 0.95, gerando o quadro de quatro quadrantes. As entrevistas resultaram em dois corpora textuais que foram analisados com suporte do software IRaMuTeQ 0.7 alpha 2, gerando dendrogramas para Classificação Hierárquica Descendente, grafos de Análise de Similitude e Nuvens de Palavras. As RS sobre amamentação e leite materno compartilhadas pelas nutrizes encontram-se ancoradas em significados de importância para a saúde dos seus filhos pois é a forma como elas os alimentam, além de atribuírem a este ato o sentimento de amor sem, no entanto, mencionar qualquer benefício para sua própria saúde. Também desvelaram RS sobre o leite materno como um “bom alimento, maravilhoso, suficiente e saudável”. Reconhecem a importância do colostro, e consideram a saída do leite um sinal de sucesso na amamentação. É crucial que os profissionais de saúde abordem as vantagens da amamentação à saúde materna em consultas individuais e atividades educativas em grupo, visando aumentar o interesse das mulheres em praticar a amamentação desde o início do ciclo gravídico-puerperal. Também é importante informar as nutrizes sobre as características do leite que produzem em todas as fases da lactação, e ensiná-las o manejo adequado da amamentação com a finalidade de reduzir intercorrências e o risco de desmame precoce.
Presidente - 1655316 - POLIANA PEREIRA COSTA RABELO
Interno - 1466874 - ISAURA LETICIA TAVARES PALMEIRA ROLIM