Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO ROBERTO CORREIA SOUSA

DISCENTE: PAULO ROBERTO CORREIA SOUSA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Sala A-204 do CCSO/UFMA
TÍTULO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MARANHÃO CONTEMPORÂNEO: consistência e adequação dos cursos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) face às tendências do mercado de trabalho formal maranhense.
PALAVRAS-CHAVES: Reestruturação Produtiva. Educação Profissional. Mercado de Trabalho. Maranhão. IEMA.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
SUBÁREA: Economia dos Recursos Humanos
ESPECIALIDADE: Mercado de Trabalho; Política do Governo
RESUMO: Este trabalho analisa a consistência e adequação dos cursos técnicos de nível médio ofertados pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) face às tendências do mercado de trabalho formal maranhense. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e análise de dados secundários, aborda-se o debate acerca do atual processo de reestruturação produtiva e seus impactos sobre os requerimentos de qualificação profissional e sobre o emprego. Apresentam-se os determinantes histórico-estruturais da educação profissional no Brasil desde o período colonial, com ênfase nas transformações experimentadas entre a segunda metade da década de 1990 até o final dos anos de 2014 e nas experiências contemporâneas desenvolvidas no Estado do Maranhão. Aborda o IEMA na sua concepção e seu desenho institucional com destaque aos resultados obtidos em termos de oferta de cursos durante os anos de estudo, tendo como fontes de pesquisa documentos oficiais da Instituição. Contextualiza a dinâmica do mercado de trabalho Maranhense e Brasileiro nos anos 2000, a fim de discutir a formalização dos empregos e as áreas dos cursos ofertados pelo IEMA frente às demandas do mercado de trabalho Maranhense.
Interno - 407255 - ELIZEU SERRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2287714 - FELIPE MACEDO DE HOLANDA