Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: JOAO CARLOS SOUZA MARQUES

2020-03-13 08:51:29.437

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO CARLOS SOUZA MARQUES
DATA: 11/05/2020
HORA: 17:00
LOCAL: no sistema de trabalho remoto (link: https://discord.gg/Ydnxznz)
TÍTULO: FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE E DESENVOLVIMENTO: Uma análise do impacto das operações de crédito no crescimento econômico do Maranhão de 2002 até 2017.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Econômico. Desenvolvimento Regional. Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.
PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Derivado da relativa importância do Estado no desenvolvimento brasileiro, que dentre muitos vieses se traduz em fomento e crédito subsidiado para o investimento, este trabalho baseando-se nas teorias do desenvolvimento e no processo histórico da economia brasileira, analisa estes mecanismos de subsídio atuantes no Nordeste, região com a menor renda per capita e maior contingente de extremamente pobres na sua Unidade da Federação com estes piores indicadores. Com enfoque no Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE dirigido pelo Banco do Nordeste, o qual, em nível estadual, não apresenta com clareza, impactos no que tange a melhora dos indicadores de renda, emprego e no desenvolvimento dos Estados mais precários em que atua. A proposta deste trabalho busca investigar a efetiva contribuição dos seus financiamentos no desenvolvimento do Maranhão. Construindo uma metodologia de investigação a partir das definições teóricas em cruzamento com modelo econométrico de dados em painel a fim de verificar a relação entre o montante de financiamento com as variáveis econômicas de emprego, valor adicionado bruto, estabelecimentos formais e salários por grande setor econômico e emescala para os 217 municípios do Estado em que foram atribuídos as operações de crédito no período de 2002 à 2017. O modelo econométrico construído através de dados em Painel com Efeitos Fixos conseguiu captar que o FNE exerceu impactos positivos em termos de Valor Adicionado Bruto dos Setores da Economia Maranhense, do PIB estadual e no quantitativo de empregos formais, contudo, não foi relevante na Massa de Rendimentos e no quantitativo de estabelecimentos formais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1448998 - LINDALVA SILVA CORREIA
Interno - 1579924 - LUIZ EDUARDO SIMOES DE SOUZA
Presidente - 1562690 - RICARDO ZIMBRAO AFFONSO DE PAULA

fim do conteúdo