Banca de DEFESA: MARCELO VIDIGAL GONÇALVES DOS REIS

DISCENTE: MARCELO VIDIGAL GONÇALVES DOS REIS
DATA: 24/07/2013
LOCAL: Auditório do DEINF (Sala Multimídia) / CCET
TÍTULO: DETECÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS.
PALAVRAS-CHAVES: aceleração, idosos, detecção de queda, reconhecimento de padrões, redes neurais artificiais.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Nas sociedades modernas o crescimento da população idosa acontece no momento em que se identificam dificuldades nos sistemas locais de seguridade e na elevação dos custos com saúde. Os custos com a saúde dos idosos e com as instituições especializadas no cuidado destes indivíduos tem encorajado o estado e os responsáveis na direção da garantia da independência destes indivíduos para que vivam de forma autônoma. Para idosos e portadores de necessidades especiais, uma queda pode levar a uma internação em instituições especializadas, além de elevar as taxas de morbidez e mortalidade. O medo de cair é uma das questões que afligem os idosos que desejam viver autonomamente. Desta forma, a queda de idosos torna-se uma questão de grande preocupação para familiares e cuidadores dessas pessoas, acarretando uma demanda por soluções mais confiáveis, mais seguras e mais automatizadas. Assim, uma alternativa ao cuidado tradicional do idoso, que é feito por outro ser humano, é dotar sistemas eletrônicos de apoio ao cuidado do idoso. As soluções automatizadas para detecção de quedas reduzem a necessidade de interação da vítima com o sistema. Em muitas ocasiões, esta é uma necessidade do usuário que deseja uma solução que funcione de maneira transparente. Além disto, caso um evento de queda aconteça, o usuário pode sofrer ferimentos que o impossibilitam de gerar um alerta, neste ponto um sistema automatizado e preciso torna-se imprescindível. Portanto, este trabalho apresenta uma solução para auxiliar idosos na garantia da sua independência e qualidade de vida. Descreve o desenvolvimento e validação de uma solução de detecção automatizada de quedas com a utilização de Redes Neurais Artificias. Também avalia o potencial de alguns tipos tradicionais de Redes Neurais Artificiais na solução do problema da detecção de quedas.
Interno - 1091306 - ALEXANDRE CESAR MUNIZ DE OLIVEIRA
Presidente - 2044484 - AREOLINO DE ALMEIDA NETO