Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE YANNE CALDAS SIQUEIRA DE SOUSA

DISCENTE: DAYSE YANNE CALDAS SIQUEIRA DE SOUSA
DATA: 28/05/2015
LOCAL: Auditório do DEINF (Sala Multimídia) / CCET
TÍTULO: ANÁLISE DO APRENDIZADO DO PERSIST: TUTOR INTELIGENTE SENSÍVEL AO CONTEXTO
PALAVRAS-CHAVES: Contexto, Sensibilidade de Contexto, Aprendizagem de Máquina,Educação à Distância.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: O aumento da procura por cursos EAD no Brasil provoca nesse cenário uma busca constante pelo desenvolvimento de novas tecnologias, apesar de inúmeras tentativas de construir um tutor inteligente capaz de recomendar conteúdo ele não monitora o aluno ao longo de sua vida acadêmica e nem faz uso de técnicas de recomendação para alunos com o mesmo perfil, ou seja alunos que apresentam mesmo estilo de aprendizagem. Esse trabalho tem como objetivo apresentar o PERSIST, um tutor inteligente sensível ao contexto persistente, ou seja, ele armazena um status do perfil de aluno, realiza a recomendação e através de casos de sucessos da mesma, desempenho do estudante baseado em suas preferências, e passa a conhecer o aluno durante seu processo de ensino aprendizagem para detectar padrões de perfil. Como resultados parciais desse trabalho é apresentado a arquitetura, o modelo de contexto e técnicas de aprendizagem de máquina que servirão de auxilio para monitor o aluno no AVA.
Interno - 1091306 - ALEXANDRE CESAR MUNIZ DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2019434 - BRUNO FERES DE SOUZA