Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: EGGO HENRIQUE FREIRE PINHEIRO

2017-07-07 13:30:14.251

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EGGO HENRIQUE FREIRE PINHEIRO
DATA: 19/07/2017
HORA: 13:30
LOCAL: Sala do NTI
TÍTULO: EVOLUTIONARY CLUSTERING SEARCH PARA PLANEJAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE TRENS DE CARGA
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento de Circulação de Trens. Meta-heurística. Busca Evolutiva Guiada por Agrupamentos
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Ferrovias de trens de carga são os principais meios de transporte de materiais, tais como minério de ferro, da sua origem até o seu destino. Geralmente para ferrovias de transporte pesado,o destino é o porto. Nos últimos anos,a demanda de produção tem aumentado assim como o uso da ferrovia para transportá-la, no entanto, a expansão da sua infraestrutura requer um grande investimento. Assim, um planejamento de circulação de trens mais efetivo que maximize a capacidade de tráfego se faz necessária. No entanto, em algumas situações a sua otimização é bastante complexa para ser executada,um problema NP-Difícil. Embora todo trabalho elaborado nesse tema é geralmente aplicado localmente em uma única ferrovia, esse trabalho provê uma base genérica de ferrovias gerado por heurísticas. Além disso, essa dissertação lida com o problema de circulação de trens aplicado a ferrovias mistas envolvendo trens de carga assim como trens de passageiros compartilhando o mesmo recurso e com diferentes prioridades. É proposto um novo modelo matemático estendido de um trabalho existente na literatura que procura evitar conflitos ao invés de permitir soluções inviáveis sendo necessário reparação delas ou descarte. Esse modelo lida com uma quantidade variada de linhas em locais de parada compatível com várias abordagens de sistema de sinalização disponíveis assim como considera ultrapassagens de forma a evitar DeadLocks da mesma forma que trata contextos de trens em circulação como planejados para realizar a otimização. Para otimizar o planejamento de circulação de trens é aplicado uma abordagem do Evolutionary Clustering Search (ECS) com múltiplas heurísticas e um operador de mutação modificado do Algoritmo Genético como componente do ECS. Os experimentos computacionais mostram que o ECS supera quase todos os cenários de teste e o operador de mutação modificado melhora significativamente os resultados finais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1091306 - ALEXANDRE CESAR MUNIZ DE OLIVEIRA
Interno - 2044484 - AREOLINO DE ALMEIDA NETO
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA MELLO ROSSETI - UFF
Interno - 2351437 - SAMYR BELICHE VALE

fim do conteúdo