Banca de DEFESA: DANNE MAKLEYSTON GOMES PEREIRA

DATA: 27/06/2018
LOCAL: Auditório do DEINF
TÍTULO: Integrando a Internet das Coisas às Aplicações de TV Digital
PALAVRAS-CHAVES: TV Digital, Internet das Coisas (IoT), Mulsemedia.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A TV digital permite, além de uma qualidade de imagem e som muito superior à televisão convencional, a possibilidade de interatividade e o oferecimento de novos serviços aos telespectadores. Por outro lado, a Internet das Coisas (IoT) é uma combinação entre a computação ubíqua e a Internet na qual os dispositivos da IoT (e. g., smart objects) podem coletar e trocar dados, cooperando com pessoas e o ambiente no qual se encontram. Muitos smart objects presentes em uma casa podem oferecer recursos que somados a reprodução de um conteúdo apresentado na TV pode enriquecer a experiência de se assistir conteúdo televisivo. Contudo, essa convergência entre dispositivos de IoT e aplicações de TV possui diversos desafios, tais como: a descoberta dinâmica de smart objects e dos serviços que eles disponibilizam; o suporte à heterogeneidade dos protocolos de comunicação utilizados pelos smart objects; a identificação dos telespectadores e seus perfis; a sincronização da mídia em reprodução com os smart objects presentes no ambiente físico; e abstrações de programação para o desenvolvimento de aplicações de TV que sejam integradas aos smart objects presentes no espaço físico de apresentação. Diante disso, este trabalho propõe uma arquitetura de software, baseada na perspectiva de middleware de IoT e de TV digital, que permite às aplicações de TV estarem ciente do contexto do ambiente físico no qual a TV se encontra e alterarem aspectos físicos do mesmo, além de identificarem os telespectadores presentes e receberem interações multimodais realizadas por eles. A arquitetura proposta faz uso do modelo conceitual IoTTV-Ont, também desenvolvido neste trabalho, capaz de descrever um domicílio com os smart objects e as pessoas presentes. Foi desenvolvido um protótipo que implementa uma materialização concreta da arquitetura proposta e o mesmo foi exposto a uma avaliação por meio de casos de uso, através da qual foi possível observar como os objetivos e os requisitos especificados nesse trabalho foram contemplados.
Co-orientador - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO
Presidente - 407513 - FRANCISCO JOSE DA SILVA E SILVA