Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ALLAN FÁBIO DE AGUIAR BARBOSA

2019-06-12 13:48:19.098

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLAN FÁBIO DE AGUIAR BARBOSA
DATA: 14/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 2 do NTI
TÍTULO: Uma Abordagem Baseada em Linguagens Específicas de Domínio e Transformação de Modelos para a Geração Semiautomática de Aplicações mHealth para Escores Clínicos
PALAVRAS-CHAVES: Escores Clínicos, Mobile Health, Linguagem de Modelagem, Específica de Domínio, Transformação de Modelos.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: Na medicina, escores clínicos são ferramentas criadas para prever resultados clínicos, realizar estratificação de risco, ajudar na tomada de decisão clínica, avaliar a gravidade de uma doença ou auxiliar o diagnóstico. Estas ferramentas geralmente atuam no contexto de doenças crônicas, sendo estruturadas por uma seção de variáveis, uma seção de regras para cálculo da pontuação do escore e uma seção de avaliações. Recentemente, iniciativas surgiram no âmbito de Mobile Health para resolver automaticamente problemas de escore clínico. Estas abordagens se limitam a desenvolver um sistema computacional para cada especificidade de escore. Neste cenário, a produtividade é afetada pois toda vez que precisarmos implementar uma aplicação para um novo escore, todas as etapas de um processo de desenvolvimento de software tradicional serão repetidas. Além disso, a complexidade intrínseca ao ambiente tecnológico que envolve tais aplicações requer conhecimento especializado de diversas áreas da Medicina e Ciência da Computação. Esta dissertação apresenta uma nova abordagem para o desenvolvimento de software focada na automatização de escores clínicos em ambientes de computação ubíqua denominada de MDD4ClinicalScores. O MDD4ClinicalScores provê a geração semiautomática de componentes de software através do uso de metamodelagem e transformação de modelos. Estes componentes são submetidos ao ambiente de execução implementado pela abordagem para a criação de uma aplicação móvel de monitoramento de pacientes baseada no escore clínico previamente especificado. A abordagem proposta foi avaliada sob dois aspectos: a expressividade da linguagem DSML4ClinicalScore, por meio da metamodelagem de oito casos concretos, e a viabilidade do MDD4ClinicalScores, por meio do desenvolvimento de dois estudos de caso.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1930277 - DAVI VIANA DOS SANTOS
Presidente - 407513 - FRANCISCO JOSE DA SILVA E SILVA
Interno - 1564359 - LUCIANO REIS COUTINHO
Externo à Instituição - MARKUS ENDLER - PUC - RJ

fim do conteúdo