Banca de DEFESA: ALDREA MALHEIROS OLIVEIRA RABELO

DISCENTE: ALDREA MALHEIROS OLIVEIRA RABELO
DATA: 16/07/2019
LOCAL: Auditório do DEINF
TÍTULO: Uso dos painéis de controle pelos tutores para análise do aprendizado dos alunos de EaD
PALAVRAS-CHAVES: Painel de controle. Análise de Aprendizado. Design Participativo.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: O ensino a distância (EaD) vem sofrendo alguns problemas que são comumente vivenciados pelo ensino presencial, entre eles o alto índice de evasão dos alunos, ocasionado por fatores como a falta de adaptação à modalidade, dificuldades na aprendizagem e outros. Para servir de suporte à tomada de decisão, é possível fazer uso de um painel de controle (dashboard) na apresentação de índices acadêmicos que emblemam informações de forma direta e sucinta. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são fontes de dados para a análise de informações no âmbito acadêmico, como por exemplo, no aprendizado dos alunos, notas, frequências e outras informações. A aplicação de painel de controle atuando sobre esses dados, vem proporcionar a eficácia no processo organizacional e eficiência na visualização das informações. Este trabalho apresenta uma proposta de processo de desenvolvimento de painel de controle, a partir de um levantamento feito por RSL e de uma pesquisa com grupos de tutores sendo aplicadas técnicas da metodologia de Design Participativo (DP), como o Grupo Focal, Card Sorting, Prototipagem em Papel e a aplicação do questionário de Nível de Usabilidade de Sistema (SUS).
Presidente - 1460695 - CARLOS DE SALLES SOARES NETO
Interno - 2351437 - SAMYR BELICHE VALE