Edital AGEUFMA Nº 75/2021 (Processo Seletivo 2021)

2021-10-26 15:27:14.219

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunos regulares ao mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Maranhão (PPGCC/UFMA), situado no Cidade Universitária Dom Delgado, São Luís, MA. O ingresso dos candidatos selecionados se dará no primeiro semestre de 2022. Nesta seleção estão sendo ofertadas um total de 26 vagas e o período de inscrição se dará de 18/10/2021 a 12/11/2021. O processo este ano será todo online, não requerendo a presença física do candidato para realizar sua inscrição.

Maiores informações podem ser obtidas através do edital disponível em: http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/HWZffLulkoMVd3j.pdf

Sobre o programa:

O programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMA possui 18 docentes credenciados que atuam nas seguintes áreas: Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Computação Ubíqua; Inteligência Artificial e Sistemas Multiagentes; Engenharia de Software e Interação Humano Computador; Computação Gráfica e Processamento de Imagens; Otimização e Robótica; Sistemas Hipermídia e Educação.

Maiores informações podem ser obtidas em: http://www.ppgcc.ufma.br/

Sobre a cidade e a região:

São Luís, capital do estado do Maranhão, foi fundada por franceses no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, no Golfão Maranhense. Com uma população estimada em 1.101.884 habitantes, São Luís é o município mais populoso do Maranhão, além de ser o 15° município mais populoso do Brasil, e o 4° da Região Nordeste.

A capital maranhense possui um setor industrial que conta com grandes corporações e empresas de diversas áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país. Seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros como Europa e Estados Unidos, permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui, que é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados e bem estruturados para o comércio exterior no país.

O clima em São Luís é tropical semi-úmido sendo fortemente influenciado pelo mar e pela Zona de Convergência Intertropical. A cidade apresenta grande quantidade de coqueiros e muita vegetação litorânea.

Solicitamos a gentileza de divulgar a possíveis interessados.

Atenciosamente,

Prof. Francisco José da Silva e Silva