Banca de DEFESA: ELANNY ROMA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: ELANNY ROMA PEREIRA DA SILVA
DATA: 24/10/2018
LOCAL: Auditório da Pós-graduação
TÍTULO: A utilização do aplicativo Geogebra para smartphone como recurso didático nas aulas de matemática do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Aplicativos Matemáticos; M-learning; Geogegra; Graphing Calculator; Tecnologias Educacionais;
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Diante de uma sociedade que está em constantes mudanças devido aos avanços tecnológicos, é importante investigar, discutir ideias e estabelecer estratégias que reflitam em melhorias futuras na educação com o intuito de utilizá-los como recurso didático, principalmente com relação às mídias digitais móveis que já ocupam os espaços escolares. A princípio é realizado um levantamento histórico do desenvolvimento de algumas tecnologias e suas influências no meio social, e de como essas tecnologias evoluíram dentro das escolas públicas. Em seguida desenvolve-se um aprofundamento no conceito de M-learning, que refere-se ao uso de dispositivos móveis para a aprendizagem, e um breve tutorial do aplicativo Geogebra Graphing Calculator com versão para smartphones. Por fim, é detalhado a metodologia do trabalho e os resultados obtidos através de uma pesquisa realizada com dois focos: averiguar o perfil dos professores quanto ao uso do computador e de smartphones; a perspectiva dos alunos de uma escola pública que realizaram atividades com o app Geogebra. Os resultados mostram que os aparelhos smartphones têm conquistado espaço dentro das escolas e que podem ser utizados como recurso para aprendizagem, desde que acompanhado pelo docente baseado em um planejamento estratégico.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 2774073 - ARLANE MANOEL SILVA VIEIRA