Banca de DEFESA: CLED VELOSO FREITAS

PALAVRAS-CHAVES: Area; Geometria; Geoplano; Teorema de Pick;
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Considerando que os alunos da Educação Básica apresentam dificuldades para abstração do conteúdo de área de polígonos, pelo menos no que se refere ao método tradicional, neste trabalho apresentaremos uma proposta de estudo desse assunto utlizando o Teorema de Pick no Geoplano, que se trata da aplicação de uma fórmula simples em que se faz pela contagem de pontos da borda e pontos internos do polígono. E uma fórmula que pode ser manipulada de forma objetiva por um aluno do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Para tanto, o Teorema de Pick é um recurso didático a ser usado pelo professor das séries iniciais para criar figuras e calcular suas respectivas áreas de forma dinâmica tornando o aprendizado mais concreto e duradouro, bem como apresentar o conteúdo de uma maneira mais palpável, o que facilita os conteúdos vindouros do Ensino Médio. A demonstração da fórmula é elementar, isso se faz necessário para embasar exemplos do cotidiano. Baseado no que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais, apresenta-se o método de cubação que é uma maneira de calcular área de regiões usadas pelos campesinos, faz-se um paralelo deste método com a maneira usada no campo acadêmico, o que permite concluir que, por meio da Proposta Educacional, onde o docente seguindo cada etapa no ensino aprendizagem proporciona ao discente maior liberdade e autonomia para debater e participar ativamente no processo do conhecimento.
Co-orientador - 1767899 - ANSELMO BAGANHA RAPOSO JUNIOR
Presidente - 2227887 - JOAO DE DEUS MENDES DA SILVA