Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: FRANCISCO DEILSON RODRIGUES BARBOSA DE SOUSA

2018-11-23 15:57:26.945

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DEILSON RODRIGUES BARBOSA DE SOUSA
DATA: 23/11/2018
HORA: 18:00
LOCAL: Auditório II
TÍTULO: SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: proposta metodológica e revisão da literatura a partir das produções discentes nas dissertações do PROFMAT
PALAVRAS-CHAVES: Geogebra; trigonometria; metodologias
PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Na busca por compreender qual o impacto do uso do software Geogebra no ensino da trigonometria como ferramenta para melhorar o aprendizado, esse trabalho propõe realizar uma revisão integrativa das dissertações de mestrado do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT desenvolvidas nos últimos cinco anos. Para isso, foi proposta uma pesquisa no banco de dados do PROFMAT com o uso das palavras trigonometria, funções trigonométricas, função seno e radiano, resultando em 134 registros, onde foram selecionados 20 trabalhos de acordo com os seguintes critérios de seleção adotados: estudos completos disponíveis, o auxílio do Geogebra, trabalhos direcionados ao Ensino Médio regular e arquivos executáveis. Verificou-se que as dissertações, em sua maioria defendida em 2013 (30,0%), apresentaram objetivos diversificados, como atividades presenciais com professores ou alunos e a proposta de atividades didática sobre o uso do software. Detectou-se que a Bahia foi o estado com o maior número de estudos (15,0%), onde o tema mais frequente foi funções trigonométricas, representado por 29,0% dos trabalhos. Em sua maioria, as dissertações apresentaram 45,0% de estudos com base em delineamentos metodológicos. Conclui-se que o Geogebra é uma importante metodologia ativa que auxilia o ensino de trigonometria dos alunos de Ensino Médio regular, reconhecida pelos professores de Matemática, mas ainda considerada por parte de uma parcela desses profissionais, uma barreira na utilização da ferramenta em sala, em virtude das limitações em seu manuseio. É imprescindível refletir sobre a importância das metodologias ativas em sala de aula, em especial o Geogebra, visto que são de grande relevância para a construção do conhecimento matemático, contribuindo para que os alunos desenvolvam um pensamento criativo e potencializando a sua compreensão, minimizando suas dificuldades e, assim, aumentando seu interesse pela Trigonometria.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1765494 - ADECARLOS COSTA CARVALHO
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 1055168 - VALESKA MARTINS DE SOUZA

fim do conteúdo