Banca de DEFESA: ALEX SANTOS MOURA DINIZ

2020-10-06 09:16:48.883

DISCENTE: ALEX SANTOS MOURA DINIZ
DATA: 13/10/2020
LOCAL: Sala Virtual do PROFMAT (https://meet.google.com/ovi-ndny-gfp)
TÍTULO: Uma análise histórica sobre Os Elementos de Euclides
PALAVRAS-CHAVES: Equivalência. Quadratura. Euclides. Os Elementos
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Neste trabalho, apresentamos uma análise histórica da obra Os Elementos de Euclides, sua estrutura, o método utilizado, suas definições, axiomas e proposições, que consistem em aspectos relevantes para aplicação direta em sala de aula no ensino de matemática com impacto na educação básica. A inquietude que justifica a motivação do desenvolvimento deste trabalho reside na possibilidade de compartilhar para estudantes do Ensino Médio e Fundamental (anos finais) os conhecimentos presentes em Os Elementos de Euclides. O que apresentamos neste trabalho é a utilização dos conhecimentos presentes na obra de Euclides na resolução de problemas no ensino da matemática, notadamente no que se refere ao livro 1 e 2, em particular acerca de equivalência de áreas, Teorema de Pitágoras, quadratura de figuras planas e álgebra geométrica grega. Vale ressaltar que a tradução objeto deste trabalho trata-se de uma introdução de Irineu Bicudo (2009). Concluímos que esta obra pode ser utilizada na educação básica, tornando o método mais simples na resolução de problemas, considerando os recursos disponíveis, bem como a realidade do aluno e da comunidade escolar.
Presidente - 2231647 - JOSÉ SANTANA CAMPOS COSTA
Interno - 1700789 - JAIRO SANTOS DA SILVA