Banca de DEFESA: WALEFF MESQUITA LEAL

DISCENTE: WALEFF MESQUITA LEAL
DATA: 31/03/2021
LOCAL: Sala Virtual do PROFMAT: https://meet.google.com/wpe-bvgp-mzk
TÍTULO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: uma análise de erros em provas da OBMEP no Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Análise de erro, Ensino Médio, OBMEP e Geometria.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo subsidiar professores de Matemática na produção de seu plano de trabalho docente, a partir dos resultados e discussões apresentados, bem como promover o debate acerca da qualidade do ensino de geometria no Ensino Médio, mediante a análise e classificação de erros nas provas da segunda fase da OBMEP. Para tanto, foram selecionados aleatoriamente 100 provas e, posteriormente, analisada a questão 4 que envolve conhecimentos ligados à geometria. Foram classificados os erros presentes nas soluções dadas pelos alunos, seguindo como base a classificação de erro utilizada por Radatz (1979), com pressupostos teóricos de Cury (2007), no intuito de fornecer uma sistemática de investigação na qual se possa questionar sobre os erros dos alunos, analisando e buscando entender as causas dos mesmos.
Externo ao Programa - 2197015 - DOMICIO MAGALHAES MACIEL
Externo à Instituição - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO - UEMA