Banca de DEFESA: LUCIO FLAVIO DE ALBUQUERQUE CAMPOS

2013-06-13 15:07:04.161

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIO FLAVIO DE ALBUQUERQUE CAMPOS
DATA: 14/06/2013
LOCAL: Na sala de aula do Programa Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Campus Bacanga UFMA
TÍTULO: "Método de Detecção de Câncer em Mamas Densas Utilizando Diagnóstico Auxiliado por Computador".
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Mamograma, Câncer de Mama, Densidade Mamária, Diagnóstico Auxiliado por Computador
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Biotecnologia
RESUMO: RESUMO RESUMO O câncer de mama continua sendo o tipo de câncer de maior incidência e mortalidade entre as mulheres. O melhor método de prevenção é o diagnóstico precoce, que é realizado com o auxilio da mamografia. Contudo, a mamografia não é eficaz quando a mama apresenta uma composição superior a 50 % de tecido fibroglandular, ou seja, de tecido denso. Estudos comprovam que a densidade mamária elevada é apontada como um fator de risco para o desenvolvimento da doença, e devido a isso novas técnicas de diagnóstico de câncer em pacientes com mamas densas estão sendo estudados. Este trabalho propõe um método de diagnóstico precoce de câncer, em mamas densas, consideradas pela literatura de difícil rastreio e detecção. A metodologia empregada no trabalho utilizou a base de dados MIAS para teste, técnicas de equalização adaptativa e alargamento de contraste, na fase de segmentação, e análise de componentes independentes, máxima relevância - mínima redundância e máquinas de vetor de suporte, na etapa de classificação. A partir dos testes realizados, obteve-se média de acerto de 97.20%, com sensibilidade de 81.88% e especificidade de 100%.
Externo ao Programa - 407662 - ALCIONE MIRANDA DOS SANTOS
Presidente - 340.225.893-53 - ALLAN KARDEC DUAILIBE BARROS FILHO - UFMA