Banca de DEFESA: ANDRE DA SILVA ALVES

DISCENTE: ANDRE DA SILVA ALVES
DATA: 29/02/2020
LOCAL: Auditório do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal
TÍTULO: USO DE ADITIVOS NA SILAGEM DE CANA-DE-AÇÚCAR, AVALIAÇÃO DAS FONTES ORGÂNICAS E MINERAIS NOS ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO E DECOMPOSIÇÃO DA PALHADA
PALAVRAS-CHAVES: Saccharum officinarum, silagem, adubação orgânica, fertilidade do solo.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
RESUMO: Objetivou-se avaliar o valor nutritivo da silagem de cana-de-açúcar incrementadas de aditivos, o efeito das diferentes fontes de fertilizantes minerais e orgânicos na estrutura física e química do solo e degradabilidade da palhada. A variedade utilizada foi a RB 867515 tratada com dois aditivos químicos (Cal virgem e Cal hidratada) e um aditivo volumoso (Feno de Mata Pasto). Foram utilizados mini silos de PVC para o processo de ensilagem. As silagens foram submetidas a 30 dias de fermentação, onde após abertas foram submetidas a avaliação do pH. Além do pH, foram analisados os teores de MS, PB, FDN, FDA, DVMS in situ, CHOs e PT. Nos tratamentos onde foram utilizados aditivos químicos, foi observado que os mesmos foram capazes de reduzir a fração FDN, e com consequência aumentar os coeficientes de digestibilidade ao proporcionares a hidrolise do alimento. O Feno de Mata Pasto, proporcionou um incremento de matéria seca e proteína bruta, elevando os mesmos para 34,4 e 7,6 % respectivamente, aumentando a eficiência nutricional da silagem. O Feno de Mata Pasto, apresentou os maiores teores de carboidratos solúveis, seguido pela silagem com químicos, de modo que o uso desses aditivos na silagem de cana-de-açúcar é capaz de melhorar as qualidades finais do material ensilado. Para verificar o eleito das diferentes fontes de fertilizantes utilizou-se uma área experimental de aproximadamente 500m², onde a variedade implementada foi a RB 867515. Foi utilizado duas fontes de adubos mineral e duas orgânicas (ureia, ureia revestida, dejeto liquido suíno e cama de frango). Todas as fontes foram aplicadas em proporção para fornecerem 120 kg N ha-1. A aplicação dos mesmos se deu em primeira soca, 45 dias após o corte da cana-planta. Para verificar a evolução das modificações inerentes das fontes utilizadas, procedeu duas coletas de dados, a primeira anterior a adubação e a segunda aproximadamente 8 meses após a aplicação das fontes minerais e orgânicas. Foi verificado a fração química e física do solo a partir de uma análise de rotina para solo, porosidade e densidade, além da coleta das armadilhas de Litter bags, para verificar a degradabilidade da palhada. Os adubos orgânicos proporcionaram uma elevação nos teores de pH. Os teores de carbono orgânico, densidade e porosidade se apresentaram melhores (P<0,05) quando utilizado o desejo suíno, além disso o mesmo adubo proporcionou maior degradabilidade da palhada. Os adubos orgânicos foram capazes de proporcionar a cultura, produtividades semelhantes aos adubos mineras. Por se tratar do primeiro ano de manejo, vê-se necessário mais alguns anos.
Interno - 1645783 - ANDERSON DE MOURA ZANINE
Presidente - 1636436 - FRANCIROSE SHIGAKI