Banca de DEFESA: DAYANA DA CONCEICAO DA COSTA

DISCENTE: DAYANA DA CONCEICAO DA COSTA
DATA: 24/03/2020
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal-PPGCA
TÍTULO: Metionina mais cistina digestível em rações para alevinos de tambatinga
PALAVRAS-CHAVES: Colossoma macropomum x Piaractus brachypomus, alevinos, aminoácidos sulfurados, proteína ideal.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
RESUMO: Objetivou-se determinar a relação da metionina mais cistina com a lisina digestível e a exigência dos aminoácidos sulfurados em rações para alevinos de tambatinga. Foram realizados dois experimentos simultâneos com duração de 50 dias. No primeiro experimento objetivou-se determinar a relação da metionina mais cistina com a lisina digestível. No segundo experimento objetivou-se determinar a exigência de metionina mais cistina e, consequentemente, a relação da metionina mais cistina com a lisina a partir da exigência de lisina pré-determinada (1,80%). Em cada experimento foram utilizados 900 alevinos de tambatinga com peso médio inicial de 1,49 ± 0,59 a 4,14 ± 1,73 em delineamento de blocos casualizados, com seis repetições no tempo por tratamento (três repetições em dois blocos) e 25 peixes por unidade experimental. No primeiro experimento, os tratamentos consistiram em seis rações isolisínicas (1,45%) contendo diferentes relações da metionina mais cistina:lisina digestível (50; 55; 60; 65; 70 e 75%), formuladas pela técnica de suplementação de aminoácidos. No segundo experimento, os tratamentos consistiram em seis rações contendo diferentes níveis de metionina mais cistina digestível (0,600; 0,750; 0,900; 1,050; 1,200 e 1,350%), formuladas pela técnica de diluição. Foram avaliados os parâmetros de desempenho, eficiência alimentar e composição corporal. No primeiro experimento, a elevação da relação metionina mais cistina:lisina digestível aumentou de forma quadrática o consumo de ração, consumo de metionina mais cistina digestível, ganho de peso, taxa de crescimento específico, as deposições de proteína e cinzas corporais e eficiência de retenção de nitrogênio dos peixes, até as relações de 57%, 73%, 58%, 59%, 58% e 60%, respectivamente. A conversão alimentar melhorou de forma quadrática até a relação estimada de 59% de metionina mais cistina:lisina digestível. Contudo, a eficiência de utilização da metionina mais cistina para o ganho de peso dos peixes reduziu linearmente. Por outro lado, a deposição de gordura corporal não foi influenciada pelos tratamentos. No segundo experimento, a elevação dos níveis de metionina mais cistina reduziu de forma quadrática o consumo de ração e aumentou o ganho de peso, taxa de crescimento específico, melhorou a conversão alimentar e aumentou as deposições de proteína, cinzas corporaisaté os níveis estimados de 0,89%; 1,11%; 1,14%, 1,01%, 1,07% e 1,02% de metionina mais cistina digestível, respectivamente. Por outro lado, a eficiência de utilização para o ganho de peso e a deposição de gordura corporal reduziu de forma linear com a elevação da concentração dietética dos aminoácidos sulfurados. Enquanto a eficiência de retenção de nitrogênio reduziu de forma quadrática até o nível estimado de 0,65%. Concluiu-se que a relação da metionina mais cistina:lisina digestível é de 59% com base na deposição de proteína corporal. A exigência dietética de metionina mais cistina digestível em rações para alevinos de tambatinga é de 1,07%, que equivale a 1,15% de metionina mais cistina total, e corresponde a uma relação metionina mais cistina com a lisina digestível de 59%.
Interno - 1691956 - FELIPE BARBOSA RIBEIRO
Externo ao Programa - 1655657 - JANE MELLO LOPES