Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Parceria com a FINEP resgata projeto para unidades de pesquisa na UFMA/CCAA -Campus Chapadinha

2020-10-15 13:56:36.727

 Modernizar e ampliar a infraestrutura e os serviços de apoio à pesquisa em instituições públicas de ensino superior (IES) é um dos objetivos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Finep existe desde 1967 e vem apoiando projetos nesse sentido com a publicação de editais como o CT-INFRA, de apoio a obras e serviços específicos em IES, que contemplou recentemente a UFMA Câmpus Chapadinha (CCAA-UFMA).

 O pró-reitor da Ageufma, prof. dr. Fernando Carvalho, conta como foi a contemplação da UFMA nesse edital, considerando as dificuldades em implementar e dar continuidade a obras nos últimos anos. “Após atendermos a todos os requisitos do Edital CT–INFRA, da FINEP, pudemos, em parceria com a Pró-reitoria da Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), viabilizar a execução da licitação de duas unidades para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas no Câmpus de Chapadinha (CCAA)”, afirmou o docente.

 A implantação do projeto permitirá, portanto, a construção da Unidade de Pesquisa em Nutrição de Gado de Leite, setor de pesquisa e manejo em bovinos leiteiros, composto por estábulo em ala dupla com 24 baias, sala para manipulação de amostras/variáveis experimentais e pátio para colheita de material biológico, ordenha e circulação. A área total de construção é de 364,20 m². A segunda é a Unidade de Experimentação em Peixes, setor de pesquisa e manejo em peixes, em forma de reservatórios de água, sendo 1 para captação de águas pluviais, 20 viveiros para criação de peixes e 1 reservatório para captação e rebombeamento da água dos viveiros. Dispõe ainda de sala para apoio experimental e manipulação de amostras e a área total de construção é de 1.525,8m².

 A viabilização dessa licitação se deu por meio de diversas reuniões com professores, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMA Chapadinha com o reitor da UFMA, prof. dr. Natalino Salgado, o pró-reitor da AGEUFMA, prof. dr. Fernando Carvalho, e a presidente da Fundação Josué Montello, Maria de Jesus Jorge Torres.

 Houve ainda uma reunião com o diretor do CCAA, coordenadores de cursos e docentes do Campus, na qual o reitor e a Fundação Josué Montello assinaram a liberação da construção das unidades pela empresa que ganhou a licitação.

 O obra, que inicia já em outubro, tem quatro meses para finalização e a efetivação do projeto permitirá à comunidade acadêmica dessa região o interesse acadêmico pela pesquisa aplicada nas ciências agrárias, com objetivo de preencher uma importante lacuna, que é a infraestrutura para dar suporte às linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Ciência Animal (I) Nutrição e Alimentação Animal e, (II) Produção Animal Agroecológica, além da execução de pesquisas avançadas nas subáreas de biotecnologia aplicada à reprodução animal, melhoramento genético animal; avaliação de alimentos e nutrologia animal; controle de doenças e parasitos de animais; conforto térmico e bem-estar animal e, também, desenvolvimento de produtos aplicados à produção, reprodução e terapêutica animal.

 

 

Publicação original: Portal UFMA

Fonte: Lucio Silva/AGEUFMA

 

 

fim do conteúdo