Banca de DEFESA: SUZANA MARIA DE OLIVEIRA

DISCENTE: SUZANA MARIA DE OLIVEIRA
DATA: 29/03/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO NTI
TÍTULO: A agressão como forma de desengajamento moral no trânsito do município de São Luís do Estado do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Agressão; Desengajamento Moral; Espaço Público; Trânsito; Metrópole.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O objetivo principal desta dissertação foi compreender a agressão no espaço público do trânsito em ruas e avenidas de uma metrópole, no caso, a capital São Luís do Estado do Maranhão, a partir da teoria do desengajamento moral de Albert Bandura. A teoria supracitada é um dos construtos básicos da Teoria Social Cognitiva formulada pelo psicólogo canadense Bandura, no qual a pessoa ignora os próprios padrões morais com vistas a agir de maneira recriminável, por meio de um conjunto de oito mecanismos psicossociais que atuam por justificativas, independentemente do contexto social, a exemplo da agressão resultante de uma colisão entre dois veículos. Além de fazer parte da realidade cotidiana, a agressão no trânsito retrata uma condição psicológica em interação social, cujas repercussões podem resultar em homicídio a partir, por exemplo, de infrações ao volante, o que justifica o seu estudo. Trata-se de pesquisa bibliográfica em Psicologia de caráter descritivo, com características interdisciplinares pela complementação de conhecimentos em Ciências Sociais, a partir de autores como DaMatta, Simmel e Elias. A abordagem adotada, por conseguinte, é a interdisciplinar para melhor compreensão da realidade, tendo em vista o interesse no estudo de uma problemática complexa que excede o escopo de uma única disciplina ou especialidade. A escolha pela abordagem interdisciplinar levou também em consideração a crença em Bandura na perspectiva interacionista quanto à moralidade. A relevância desta dissertação está em apresentar estudos que apontam, direta ou indiretamente, o fenômeno da agressão humana no trânsito; com vistas a auxiliar em projetos de intervenção no trânsito, em particular, nas metrópoles. Concluiu-se que a agressão no trânsito é multifatorial, porém, as construções teóricas de Bandura expressam subsídios suficientes para a melhor compreensão do fenômeno em questão.
Interno - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO
Externo à Instituição - DEISI LUZIA ZANATTA - CatólicaSC