Banca de DEFESA: PRISCILA FERNANDA SANTIAGO FERREIRA

DISCENTE: PRISCILA FERNANDA SANTIAGO FERREIRA
DATA: 05/04/2019
LOCAL: AUDITÓRIO NTI - WEB/VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: ASSÉDIO SEXUAL: uma forma de desengajamento moral no ambiente de trabalho das profissionais do sexo
PALAVRAS-CHAVES: Prostituição. Desengajamento Moral. Assédio Sexual.
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Por muito tempo a humanidade convive com o comércio sexual e deixa notória a insatisfação com a existência de tal, esforçando-se em bani-lo ou submetê-lo ao controle e exercício de poder. Mesmo com tais tentativas, em outros tempos a prostituição fora tida com tamanha importância, ao ponto de contribuir com as demandas estatais. Durante sua história muitas foram e são as depressões, assim como momentos de alta, mas a prostituição sempre foi um fenômeno que acompanhou e ainda acompanha o desenvolvimento humano. Os dilemas sobre a profissão são muitos entre aqueles que a aceitam como trabalho e aqueles que não, dentre estes prevalece a prática do desengajamento moral, uma prática estudada pelo psicólogo Albert Bandura, que mostra a capacidade do ser humano elaborar explicações para justificar atos antissociais, de forma a eliminar ou minimizar a sensação de culpa ou censura. Então esta dissertação tem por objetivo maior analisar a história de vida de uma prostituta não atuante e identificar os mecanismos de desengajamento moral presentes nos casos de assédio sexual contra essas profissionais. Sendo uma pesquisa pautada no método história de vida, onde se relatou a história de vida de uma profissional do sexo não atuante que é referência para o movimento de prostitutas no estado do Maranhão. Este estudo torna-se relevante porque acrescentará dados importantes à Rede Brasileira de Prostituição, assim como à Associação de Prostitutas do Maranhão (APROSMA) e beneficiará a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e as Ciências Humanas, em especial a Psicologia, com informações que impulsionarão futuros estudos, servindo de fonte de pesquisa.
Interno - 2305628 - CRISTIANNE ALMEIDA CARVALHO
Externo à Instituição - DEISI LUZIA ZANATTA - CatólicaSC