Banca de QUALIFICAÇÃO: STEFFI GREYCE DE CASTRO LIMA

DISCENTE: STEFFI GREYCE DE CASTRO LIMA
DATA: 04/10/2019
LOCAL: SALA DE DINÂMICA DE GRUPO - CCH/UFMA
TÍTULO: OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA EM BAIRRO COM ALTO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE.
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho docente, sentido do trabalho, educação, violência
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O trabalho docente vem sofrendo cada dia sofre mais transformações (nem toda positivas) em virtude das mudanças do sistema capitalista e também do aumento da população. Uma das consequências diretas da urbanização desenfreada e da desigualdade econômica e social, é a violência, que se manifesta no mundo de diversas maneiras e que dentro e fora da escola também influenciam os modos de fazer e a percepção de professores sobre si mesmos, sobre a profissão e sobre o mundo. Neste trabalho, ressaltamos a dinamicidade e complexidade do conceito de violência, o conceito de violência escolar e também como o trabalho, enquanto categoria central da vida do ser humano, é alterado diante de situações violentas, mais especificamente vamos abordar o sentido do trabalho para professores do ensino médio que atuam em um bairro com altos índices de criminalidade. A pesquisa acontecerá em um bairro considerado, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública, o mais violento da capital maranhense, por meio de entrevistas semiestruturadas.
Interno - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Presidente - 407555 - DENISE BESSA LEDA