Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO VICTOR REIS FRANCA

DISCENTE: JOAO VICTOR REIS FRANCA
DATA: 04/12/2019
LOCAL: NTI
TÍTULO: Trabalho, Saúde e Subjetividade: uma análise da inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual no trabalho.
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas Com Deficiência Intelectual; Trabalho; Saúde; Subjetividade.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
ESPECIALIDADE: Fatores Humanos no Trabalho
RESUMO: Em uma análise social e histórica, é possível demarcar as segregações vivenciadas por pessoas com deficiência intelectual e suas lutas por espaços de socialização e desenvolvimento. Por muito tempo consideradas inaptas ao trabalho em virtude da desinformação e do preconceito, o labor se apresenta com um espaço de adequação e conveniência, uma vez que a necessidade de trabalhar é eminente, e as leis de inclusão de pessoas com deficiência abrem portas no mercado de trabalho. Nesta direção, a Lei Federal nº 8.213/91, também chamada Lei de Cotas, contribuiu significativamente para a inclusão da pessoa com deficiência nas organizações de trabalho com 100 funcionários ou mais, sendo estas obrigadas a preencher de 2% a 5% de seu quadro de funcionários com pessoas com deficiência e/ou reabilitados. A partir dela, o número de trabalhadores com deficiência intelectual contratados aumentou consideravelmente, ainda que sejam a minoria entre as demais deficiências, e pouco das suas vivências de prazer e sofrimento, inerentes ao trabalho, sejam conhecidas. O objetivo deste estudo é analisar como as pessoas com deficiência intelectual empregam sentidos a uma experiência de trabalho, como a organização do trabalho pode proporcionar vivências de prazer e sofrimento, especialmente diante de um contexto de inclusão pela obrigatoriedade, e quais as repercussões para a saúde e subjetividade destes trabalhadores. Para tanto, pretende-se realizar pesquisa de campo com metodologia qualitativa, a partir de um roteiro de entrevista semiestruturado, de modo que dados coletados serão apreciados sob a ótica da análise de conteúdo. O campo escolhido para a realização da pesquisa é o Centro de Ensino de Educação Especial Helena Antipoff, na cidade de São Luís, escola de dependência administrativa estadual cujo objetivo é o atendimento educacional especializado e preparação e encaminhamento para o mercado de trabalho de pessoas com deficiência intelectual. Este estudo se trata de uma dissertação de mestrado em Psicologia que está em fase de desenvolvimento, e, portanto, ainda não possui resultados e conclusões a serem apresentados até o momento da elaboração deste resumo.
Presidente - 2174981 - CARLA VAZ DOS SANTOS RIBEIRO
Interno - 407555 - DENISE BESSA LEDA