Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA CHAVES FERREIRA PERPETUO

DISCENTE: NAYARA CHAVES FERREIRA PERPETUO
DATA: 13/07/2016
LOCAL: Bloco 10, sala 202, CCET
TÍTULO: NO CABIDE: a percepção de blogueiras de moda sobre a estratégia de design para otimização de produtos
PALAVRAS-CHAVES: Design, Otimização da vida de produtos, Uso.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial
SUBÁREA: Desenho de Produto
RESUMO: A pesquisa em andamento é fruto de uma inquietação pessoal da pesquisadora frente ao discurso de total incompatibilidade entre moda e sustentabilidade, que costumam desconsiderar o papel estratégico do design na busca de soluções para os desafios apresentados no cenário atual. Os produtos da moda são uma construção racionalizada e, por isso, os problemas por eles gerados devem ser administrados também racionalmente: projetando novas possibilidades para novos cenários de estilos de vida, produção e consumo. Dentre as diversas atuações dos designers para alterar da dinâmica dos produtos, especificamente os de moda, chama a atenção a estratégia para otimização da vida de produtos como aquela que melhor atente no combate ao descarte. No intuito de entender, em termos qualitativos, se um sistema possui problemas relacionados ao fomento do consumo responsável e sustentável é preciso questionar como se dá a relação do consumidor com os produtos. Dessa maneira, os escolhidos como informantes ou sujeitos da pesquisa são aqueles que além de consumir também auxiliam da disseminação de uma cultura de consumo: blogueiros de moda. Desse modo, aponta-se a relevância do tema que justifica esta pesquisa pela necessidade de identificar se o consumidor está apto a perceber, de forma clara e fácil, as estratégias de design incutidas no projeto, continuando-as e legitimando a redução do descarte em curto espaço de tempo. Aqui a etnografia é a metodologia adotada por entender que o designer em campo, localizado em posição estratégica e investigativa, experimentando o contato direto com os sujeitos para quem desenvolve produtos aproxima os atores que fazem parte da problemática apontada para esta pesquisa. Logo, uma oportunidade singular de evidenciar, no momento em que o produto está sob domínio de terceiros, as falhas e acertos do projeto e torna possível uma auto-reflexão da prática do design.
Interno - 2348302 - PATRICIA SILVA AZEVEDO DE MENDOZA
Externo ao Programa - 1307692 - PAULO FERNANDES KELLER