Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Professora do PPGDIR/UFMA visita DPE/RN e conhece “O SUS Mediado”

2015-01-20 18:59:48.473

Conforme divulgado em matéria da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, uma equipe de pesquisadoras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou visita, na manhã desta terça-feira (20), com o objetivo  de conhecer o funcionamento do programa “O SUS Mediado”, que funciona como instrumento para reduzir a judicialização da Saúde.

De acordo com a Profª. Drª.  Edith Maria Barbosa Ramos, professora da UFMA e do PPGDIR, o estudo tem como tema principal a judicialização da Saúde no Brasil. “Nós estamos pesquisando no país inteiro. Vamos olhar as peças processuais e analisar os argumentos contidos nesses processos para tentar fazer uma conexão entre o discurso político e o judicial”, explicou a pesquisadora.

Após conhecer o funcionamento do “O SUS Mediado”, a pesquisadora se disse surpresa com o funcionamento do programa e apontou que ele pode servir de modelo para outras localidades. “A mediação é um dos principais instrumentos para reduzir a judicialização. Ficamos surpresas com o programa e tenho certeza que ele pode ser uma referência para outros estados. O RN está à frente dos demais nessa questão da mediação”, afirmou.

Para a Defensora Pública-Geral do Estado, Jeanne Karenina Santiago Bezerra, que acompanhou a visita das pesquisadoras maranhenses, o reconhecimento do programa é gratificante e fruto do trabalho de parceria. “Temos conseguido ótimos resultados e diminuído significativamente a judicialização da Saúde através do SUS Mediado graças ao trabalho em conjunto com a Procuradoria do Estado, da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais”, apontou Jeanne Bezerra.

A procuradora do Estado, Adriana Torquato, que também participou da visita, lembrou que o programa também tem servido para aprofundar o conhecimento dos agentes parceiros sobre as particularidades do SUS. “O projeto não só ajuda a diminuir o número de processos nessa área, mas também auxilia na compreensão de como funciona o Sistema Único de Saúde”, destacou.

 

 

Fonte:

http://www.defensoria.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=51517&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA

fim do conteúdo