Professores do Programa de Pós-Graduação em Direito apresentarão pesquisas em Congresso Internacional

2015-06-29 13:56:28.903

O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito – CONPEDI é uma associação de Personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, fundamentalmente voltada para apoiar os Estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito.

Desde sua criação, em 17 de outubro de 1989, o CONPEDI organiza e promove encontros e congressos semestrais sobre ensino e pesquisa jurídica. A partir do Congresso realizado em Florianópolis em 2004, o CONPEDI passou a publicar os artigos apresentados pelos professores/pesquisadores e discentes da pós-graduação de todo o país.

O Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça contará com a participação de Docentes no III Encontro de Internacionalização do CONPEDI, que será realizado em Madri/Espanha, de 7 a 9 de setembro de 2015,  com a temática:  Participação, Democracia e Cidadania na perspectiva do Direito Iberoamericano.

Trata-se do maior evento da Pós-Graduação em Direito que vem sendo realizado nos últimos anos nos Estados Unidos e na Europa como forma de integrar cientistas do Direito do Brasil com cientistas americanos e europeus. Todos os autores defenderão os seus trabalhos no evento, tendo, além disso, publicação em livro de elevada conceituação estabelecida pela CAPES.

Esse sucesso conjunto demonstra os avanços que tem experimentado o Mestrado em Direito da UFMA, iniciado no segundo semestre de 2012 e que já conta em seu quadro com professores com elevada produção acadêmica, de impacto nacional e internacional, comprovadas pela publicação de suas pesquisas em periódicos de elevado conceito, notadamente Qualis A, além de livros muito prestigiados pela comunidade acadêmica e pelos operadores do direito.

Confira a relação de trabalhos do PPGDIR aprovados para o Encontro do CONPEDI de Madri e seus respectivos autores:

EM BUSCA DE UM CONCEITO DE ASSÉDIO MORAL: REVISITANDO A NECESSIDADE DO DANO PSÍQUICO PARA SUA CONFIGURAÇÃO

Prof. Dr. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

MICROMACHISMOS O MICROTECNOLOGÍAS DE PODER: la subyugación e infravaloración, que mantienen el significado político y social del "ser mujer” como la desigual

Prof.ª Drª Artenira da Silva e Silva/ Profª Drª Almudena Garcia Manso

EL DERECHO FUNDAMENTAL A LA LIBERTAD DE EXPRESIÓN: ANÁLISIS DE LA JURISPRUDENCIA DEL TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, DE 14 DE ABRIL DE 2008 – RTC/2008/56

Prof. Dr. Cássius Guimarães Chai

Doutoranda Maria do Socorro Almeida de Sousa

INSTITUIÇÃO DA SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO NOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER A PARTIR DA ALTERAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA: por uma alternativa menos rigorosa baseada na conciliação para enfrentar esse mal.

Prof.ª Drª Márcia Haydée Porto de Carvalho

DIREITO À SAÚDE, TEORIAS NEGADORAS, LOTERIA E MÍNIMO DECENTE

Prof.ª Drª Edith Maria Barbosa Ramos/Prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos.