Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Docente do PPGDIR é recebida pela Procuradoria do Estado do Maranhão para discutir a Judicialização da Saúde

2015-07-10 11:23:22.903

No dia 02 de julho de 2015, as professoras e pesquisadoras da FIOCRUZ/UFMA Edith Maria Barbosa Ramos e Amanda Silva Madureira estiveram na Procuradoria Geral do Estado do Maranhão com o objetivo de dar continuidade a pesquisa nacional sobre Judicialização da Saúde no Brasil. Na oportunidade as pesquisadoras realizaram reunião com os Procuradores Vanderley Ramos dos Santos e Carlos Henrique Falcão e puderam constatar as novas iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado do Maranhão na área da saúde, entre as quais, a criação de um núcleo alternativo e extrajudicial de resolução de demandas em saúde.
Para o Procurador do Estado  Vanderley Ramos dos Santos a pesquisa é fundamental como forma de compreensão e aprimoramento de mecanismos judiciais e extrajudiciais de solução de conflitos sanitários, tendo em vista que o PRODISA/FIOCRUZ terá um panorama nacional dos litígios em saúde no Brasil, sem deixar de considerar as particularidades de cada Estado. O Procurador do Estado Carlos Henrique Falcão ressaltou a necessidade do aprofundamento da temática da saúde, em razão do grave problema enfrentado pelo Estado do Maranhão com o excesso de judicialização.
A professora Edith Maria Barbosa Ramos ficou muito impressionada com o empenho da Procuradoria do Estado na construção de instrumentos e sistemáticas que viabilizem uma maior qualidade na prestação dos serviços de saúde, assim como diminuam a demora no atendimento das demandas e que possa garantir uma maior satisfação dos usuários.
As pesquisadoras da Região Nordeste já estiveram nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Bahia.

fim do conteúdo