Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

INTEGRANTES DO NEDC/PPGDIR RELATAM EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS NO EXTERIOR

2019-02-27 11:15:35.973

INTEGRANTES DO NEDC/PPGDIR RELATAM EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS NO EXTERIOR


Os graduandos Pedro Nilson Moreira Viana e David Elias Cardoso Camara – integrantes do Núcleo de Estudos de Direito Constitucional (NEDC), do Programa de Pós Graduação em Direito da UFMA, sob a orientação do Professor Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos e do professor português Dr. Pedro Trovão do Rosário, estão desenvolvendo, na Universidade Autônoma de Lisboa, pesquisas sobre Diálogo Institucional e Compliance.

Depois de um mês de estudos, os alunos compartilham conosco suas experiências e expectativas:

“Viver em um país completamente desconhecido é sem dúvida um grande desafio. Compreende r ainda como nele se desenvolvem as relações jurídicas constituem desafio considerável, além de ser uma grande experiência cultural. Neste pouco mais de um mês em que estamos desenvolvendo nossos estudos pelas terras portuguesas, podemos dizer que o multiculturalismo científico é o que mais nos impulsiona a compreender profundamente como as instituições de justiça se organizam constantemente para fazer frente a problemas que são antes de tudo sócio-estruturais. Questões como tornar os setores público e privado mais eficientes e menos corruptos e democratizar ainda mais a tarefa de interpretação constitucional, aqui, adquirem um tamanho inimaginável dada a pluralidade de realidades e necessidades supranacionais envolvidas. Estes desafios impõem às velhas estruturas de pesquisa científica do direito uma imediata reformula&ccedi l;ão a fim de permitir maior contato com outras realidades jurídicas, como forma não de mera cópia ou convergência, mas sim de construção global de alternativas a problemas que podem não ser idênticos, mas, certamente, parecidos. O Núcleo de Estudos de Direito Constitucional (NEDC), junto da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Maranhão (FAPEMA), são a prova de que a reformulação dos antigos métodos chegou ao estado do Maranhão. Ao apostar na ciência e no potencial do novo, apostaram no futuro, no qual a nossa realidade certamente será mais justa com nossa história de trabalho e desafios. Esperamos que as últimas semanas de pesquisas nos proporcione ainda mais contato com estes debates, e com estes problemas, posto que através da troca dessas vivências poderemos contribuir com o desenvolviment o científico da comunidade global. 
Pedro Nilson Moreira Viana e David Elias Cardoso Camara.

Os alunos concluirão suas pesquisas em meados de março de 2019 com a publicação dos resul tados em forma de relatórios e artigos científicos, os quais serão futuramente disponibilizados pelo Núcleo de Estudos de Direito Constitucional (NEDC).

fim do conteúdo