Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

SOLENIDADE MARCA ABERTURA DO ANO LETIVO DO MESTRADO EM DIREITO

2019-03-17 13:23:58.42

Foi realizada no dia 15 de março de 2019, às 19 horas, na Rua do Sol, a abertura do ano letivo do Mestrado em Direito da UFMA, com a palestra "A Faculdade de Direito do Maranhão", proferida pelo Desembargador Federal e professor Alberto José Tavares Vieira da Silva.

O evento integrou a comemoração dos 100 anos do Curso de Direito e foi organizado pela Reitoria da UFMA, Coordenação do Mestrado, Departamento de Direito da UFMA, Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e Academia Maranhense de Letras Jurídicas.

O palestrante, Dr. Alberto José Tavares Vieira da Silva, fez uma belíssima apresentação da história da Faculdade de Direito, rememorando fatos e personagens marcantes na construção do primeiro curso jurídico do Maranhão.

Durante a palestra, o festejado professor, que iniciou o magistério jurídico na disciplina de Direito Penal, quando a Faculdade funcionava na Rua do Sol, fez um desafio ao atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA, professor Roberto Veloso, para trazer de volta ao prédio o busto de Henrique Couto, as fotografias legendárias dos professores da antiga congregação e o relógio que ornamentava o salão de entrada da faculdade.

O orador, após demonstrar erudição e conhecimento profundo do Direito, foi aplaudido de pé pela platéia repleta de ex-alunos da faculdade de Direito quando funcionava na Rua do Sol, hoje Desembargadores do Tribunal de Justiça, Procuradores de Justiça, advogados e professores.

O advogado e professor João Batista Ericeira, presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, co-organizador do evento, em nome do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, lançou a obra "Anais ao Seminário do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão".

Os professores Alberto Tavares, Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada, Roberto Veloso e Rossini Corrêa foram agraciados com a Ordem do Mérito em Direitos Humanos concedida pelo Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública, presidido pelo Advogado Sérgio Tamer.

Depois da palestra, a Justiça Federal, por meio do Juiz Federal Rubem Lima de Paula e do Diretor do Foro José Valterson  de Lima, prestou uma homenagem ao Desembargador Federal Alberto Tavares, primeiro presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, com uma placa alusiva aos 80 anos de vida dedicados ao Direito e à Justiça.

Compuseram a mesa diretora dos trabalhos, o palestrante, professor e Desembargador Federal Alberto José Tavares Vieira da Silva, o Coordenador do Mestrado em Direito da UFMA, Roberto Veloso, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca,  a Chefe do Departamento de Direito, Lucylea França, o comandante do 24 BIS, Ten. Cel. Souza Filho, o presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, João Batista Ericeira, o Diretor do Foro da Seção Judiciária do Maranhão, Juiz Federal José Valterson de Lima, e o Pró-Reitor de Planejamento, João de Deus Mendes da Silva.

Estiveram presentes à solenidade o Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão, Desembargador Lourival Serejo, o Procurador Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho e o Presidente do Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública, Advogado Sérgio Tamer.

 

Galeria de Fotos
fim do conteúdo