REALIZADO COM SUCESSO O I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DO PROCAD

2019-05-09 23:53:56.922

REALIZADO COM SUCESSO O I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DO PROCAD

O Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça realizou nos dias 7 e 8 de maio o primeiro seminário PROCAD AMAZÔNIA, no qual se discutiu sobre os desafios, das instituições no sistema de justiça no século XXI.

O evento contou com a participação dos membros docentes do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Pará e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O primeiro dia do evento contou com duas mesas. Na primeira delas, presidida pelo Prof. Dr. Roberto Carvalho Veloso, coordenador do PPGDIR/UFMA, debateu-se sobre desenvolvimento e as instituições do Sistema de Justiça, com os conferencistas Prof. Dr. José Francisco Siqueira Neto (Mackenzie/SP) e o Prof. Dr. Breno Baia Magalhães (UFPA).

Com o tema: direito e desenvolvimento uma estratégia para o Maranhão e a Amazônia, a segunda mesa teve como conferencistas o Prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos (UFMA) e o Prof. Dr. Daniel Francisco Nagao Menezes (Mackenzie/SP), tendo como moderador dos debates o Prof. Dr. Breno Baia Magalhães (UFPA).

O segundo dia do evento teve como 3° mesa o tema: Desenvolvimento, Instituições do Sistema de Justiça e Direitos Humanos. O moderador foi o Prof. Dr. Daniel Francisco Nagao Menezes (Mackenzie/SP), com as conferencistas Profª Drª. Edith Maria Barbosa Ramos (Vice-coordenadora do PPGDIR-UFMA), a Profª. Drª. Artenira da Silva e Silva (UFMA).

A quarta e última mesa promoveu discussões sobre Desenvolvimento, Instituições e Criminalidade, tendo como moderador o Prof. Dr. Paulo Sérgio Velten Pereira (UFMA) e os conferencistas o Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho (Mackenzie/SP) e o Prof. Dr. Roberto Carvalho Veloso (UFMA).

Juntamente com a Coordenação de Pós- Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão, o seminário foi realizado por uma comissão composta por discentes do referido programa: Natália de Jesus Silva Reis, Sahid Sekeff Simão Alencar, Natalie Maria de Oliveira de Almeida, Mylla Maria Sousa Sampaio, Letícia Moreira De Martini, Tereza Cristina Soares da Fonseca Carvalho, Cristian de Oliveira Gamba, Werdeson Mário Cavalcante Olimpio e Analissa Barros Pinheiro.

Além das discussões já promovidas durante o seminário, assim como a interação institucional entre os três programas de pós-graduação, será elaborado um livro acerca dos temas que foram debatidos no mencionado evento.