Professora Artenira Silva é destaque no I Congresso Nacional de Pesquisa em Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

2019-10-02 09:54:51.591

Nos dias 30 de setembro a 04 de outubro de 2019 a Faculdade de Direito da PUC-Campinas, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito, realizou o I Congresso Nacional de Pesquisa em Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, para tratar do tema “Os 100 anos de Constituição de Weimar e os impactos nos Direitos Sociais”. O evento teve aprovação e fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e participação de juristas e pesquisadores, contando com a contribuição de 14 resumos expandidos de docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão em parceria com Mackenzie SP e OAB/SP Subseção Ipiranga - Comissão de Direitos Humanos.
Os trabalhos apresentados em comunicação oral demonstraram as pesquisas realizadas e em andamento pelo programa. Merece destaque o trabalho apresentado pela Profª Drª. Artenira da Silva, em parceria com Alessandro de Rose Guilhardi, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP Subseção Ipiranga, com enfoque em descumprimento de preceito fundamental em decisões e sentenças de violência doméstica.
As pesquisas realizadas contaram com a participação dos professores e pesquisadores Drª Edith Maria Barbosa Ramos, Ms. Caroline Lopes Placca, Ms. Nila da Conceição Cardoso, Christiane Pinheiro Domingues Lima, Drª Patrícia Tuma Martins Bertolin, Ms. Maria das Graças de Oliveira Souza Aragão, Drª Almudena Garcia Manso, Dr. Roberto Carvalho Veloso, Es. Sérgio Flávio Barbosa, Ms. Rafaela Caldeira Gonçalves.
Os alunos Letícia Moreira de Martini, Erica Lene da Silva Santos, Manoel Júnior Ferreira Veloso, José Augusto Sá Costa Leita, Werdeson Mário Cavalcante Olímpio, Deomar da Assenção Arouche Junior, Cristian de Oliveira Gamba, Natalie Maria de Oliveira de Almeida, Allen Kardec Feitosa Oliveira e Elvis Gomes Marques Filho realizaram pesquisas sobre ativismo judicial e transdisciplinaridade, violência doméstica, judicialização de políticas públicas de saúde, dano existencial, discurso de ódio, violência institucional, audiência de custódia, adoção, boa-fé nas relações familiares, direitos humanos e direito internacional.

image1.jpeg