Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: JOÃO GOMES DE OLIVEIRA NETO

2022-10-28 11:29:42.972

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO GOMES DE OLIVEIRA NETO
DATA: 03/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Online. Através da plataforma Google Meet.
TÍTULO: OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES FISICO-QUÍMICAS DE SAIS DUPLOS SULFATADOS PARA USO EM DISPOSITIVOS ÓPTICOS E TERMOQUÍMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Crescimento de cristais; Sais de Kröhnkite; Sais de Tutton; Propriedades físico-químicas; Cálculos DFT; Transformações e transições de fase.
PÁGINAS: 227
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Materiais
RESUMO: Nos últimos anos, a cristalização de sais duplos sulfatados vem ganhando destaque nas áreas de ciência e engenharia dos materiais. Tal fato ocorre, devido as propriedades estruturais, térmicas e ópticas que estes sistemas apresentam, que são inerentes a composição química escolhida para a obtenção destes sistemas e que são de grande interesse para as indústrias que desenvolvem dispositivos ópticos e termoquímicos. A partir desta motivação, esta tese teve como objetivo principal a síntese, caraterização e estudos computacionais de cristais sulfatados obtidos pelo método de evaporação lenta do solvente. Dentre os materiais sintetizados, alguns apresentam caráter inédito, enquanto outros já possuem determinação estrutural, entretanto, não existem estudos sobre suas propriedades físico-químicas. As amostras aqui produzidas, fazem parte das famílias cristalográficas Kröhnkite e sais de Tutton, na qual exibem estruturas inorgânicas formadas a partir de dois cátions (monovalente e bivalente) que realizam ligações químicas na rede cristalina com moléculas de água e moléculas de sulfato. Em resumo, as propriedades estruturais, morfológicas, vibracionais, térmicas e ópticas foram caracterizadas por uma gama de técnicas de caracterização, tais como difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura e transmissão, espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier, espectroscopia Raman, espectroscopia de absorção molecular e de fotoluminescência, dentre outras. Além disso, estudos teóricos foram conduzidos para fornecer maior validade aos resultados experimentais, por meio de cálculos baseados na teoria do funcional da densidade (DFT), superfícies de Hirshfeld e vazios da rede cristalina. Algumas ferramentas adicionais, tais como diagrama de Tanabe-Sugano, mapa do potencial eletrostático, grau de cristalinidade, solubilidade e coeficiente de dilatação térmica, também foram introduzidas nos estudos para esclarecer alguns fenômenos fisico-químicos. Importante destacar também que, experimentos baseados em condições extremas de temperatura foram realizados por meio de DRX e espectroscopia Raman, na qual foi possível identificar e determinar novas estruturas cristalinas associadas aos processos de transformação e transição de fase. Complementarmente, um estudo envolvendo a adição de impurezas em uma matriz sulfatada foi elaborado para verificar as distorções causadas por agentes externos. Por fim, os dados alcançados sugerem que os cristais crescidos são candidatos promissores a serem utilizados no desenvolvimento de dispositivos ópticos e em sistemas para armazenamento de energia termoquímica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1655367 - ADENILSON OLIVEIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - FILIPE MIGUEL BORGES AMARAL - ESTeSC
Interno - 584.648.832-34 - FRANCISCO FERREIRA DE SOUSA
Externo à Instituição - GILBERTO DANTAS SARAIVA - UECE
Interno - 580.667.720-68 - ROSSANO LANG CARVALHO

fim do conteúdo