Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: AILDA DA LUZ LIMA

2022-11-30 11:30:39.849

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILDA DA LUZ LIMA
DATA: 16/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Online. Através da plataforma Google Meet.
TÍTULO: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO BaO NA BIOATIVIDADE E RADIOPACIDADE DE VIDROS BOROFOSFATOS PARA REGENERAÇÃO ÓSSEA E PARA APLICAÇÕES EM BLINDAGEM DE RADIAÇÃO IONIZANTE.
PALAVRAS-CHAVES: Bioatividade. Vidros Borofosfatos. Radiopacidade. Blindagem de radiação ionizante. Apatitas. Óxido de Bário.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Materiais
RESUMO: Neste trabalho foi investigado o efeito da substituição do P2O5 e B2O3 por BaO em vidros borofosfatos do sistema (40 − x/2)𝐵2𝑂3 − (25 − x/2)𝑃2𝑂5 − 7𝐶𝑎𝐹2 − 20𝑁𝑎2𝑂 − 8𝐶𝑎𝑂 − 𝑥𝐵𝑎𝑂 (x=0, 5, 7,5 e 10 % em mol), nas propriedades físicas, na radiopacidade e nas propriedades bioativas desses vidros. As amostras foram sintetizadas pelo método de fusão/resfriamento, submetidas a teste de bioatividade em SBF por 28 dias e caracterizadas por difração de raios-x, radiografia, densidade e volume molar, espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier e calorimetria diferencial de varredura. Durante a imersão foram realizadas medidas diárias de pH até o 28° dia em SBF. O aumento da concentração de BaO ocasionou aumento dos valores obtidos para a densidade, redução do volume molar e pequenas mudanças nas temperaturas de transição vítrea e temperatura de cristalização. As medidas de pH realizadas até 28 dias de imersão demostraram o decréscimo do pH das soluções SBF para todas as amostras imersas. A radiografia realizada em comparação aos níveis de cinza do penetrômetro, por meio da conversão do pixel em unidades de medidas, demonstram que existem semelhanças entre a densidade de 1 mm de vidro (amostra 0Ba) e 1mm de alumínio (mm/Al). Para blindagem de radiação ionizante na região de baixa energia dos raios-X (60KeV), a atenuação é notavelmente aumentada com o teor de BaO e atinge um valor de até 16 vezes o do concreto comum para a amostra 10Ba. Os espectros de absorção óptica apresentaram uma boa janela de transparência. Os difratogramas de DRX das amostras antes da imersão mostraram-se amorfos e após a imersão exibiram picos de hidroxiapatita e fluorapatita. Os espectros de espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier, antes da imersão, indicaram alterações estruturais nos vidros com o acréscimo de BaO e após a imersão em SBF exibiram bandas de absorção nas regiões atribuídas aos fosfatos, característicos de apatita
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1766906 - ALYSSON STEIMACHER
Interno - 1878245 - MARCIO JOSE BARBOZA
Externo à Instituição - ROBSON FERRARI MUNIZ - UEM

fim do conteúdo