Banca de DEFESA: JHONATAM DE OLIVEIRA CARVALHO

2023-06-14 10:31:32.243

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JHONATAM DE OLIVEIRA CARVALHO
DATA: 03/07/2023
LOCAL: Online. Através do Google Meet
TÍTULO: Estudo DFT e Caracterização Estrutural e Vibracional de Cristais de 5-metiluridina a Altas Temperaturas e Adenosina Hidroclorídrica a Altas Pressões.
PALAVRAS-CHAVES: 5-metiluridina semihidratada, adenosina hidroclorídrica, difração de raios-X, espectroscopia Raman, cálculo via DFT, altas temperaturas, altas pressões.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Materiais
RESUMO: O objetivo do trabalho é estudar a estabilidade da 5-metiluridina semihidratada (5mU) a altas temperaturas e da adenosina hidroclorídrica (AC) altas pressões por espectroscopia Raman, além de calcular os espectros teóricos e os índices de reatividade globais e analisar a superfície de Hirshfeld. A 5mU foi investigada na faixa de temperatura a partir de 300 a 460 K por TGA, DSC, difração de raios-X do pó (DRXP) e espectroscopia Raman. Adicionalmente, seus espectros vibracionais, as energias dos orbitais de fronteira molecular e seus índices de reatividade globais foram calculados utilizando o método DFT. Os espectros vibracionais calculados apresentaram uma boa similaridade com os dados experimentais. Os índices de reatividade mostraram que a 5mU parece ser uma molécula estável. Além disso, os resultados mostraram que esse material cristalino sofre dois processos de desidratação consecutivos: em torno de 380 K e em 410–420 K, com uma alteração da estrutura de ortorrômbica (P2 1 2 1 2) para triclínica (P1) e, depois, transitando para monoclínica (P2 1 ). Para os cristais de AC, o espectro Raman foi calculado em condições ambiente, além de ser realizado a análise da superfície de Hirshfeld; em seguida, estudado a estabilidade do cristal em altas pressões por espectroscopia Raman de 0,1 a 8,4 GPa. Os espectros calculados apresentam consideráveis semelhanças com os dados experimentais. O comportamento da AC a altas pressões é singular, pois os espectros Raman apresentaram alterações a partir de 0,4 GPa, sofrendo alterações até 5,6 GPa. A partir da análise das mudanças espectrais, foram identificadas três transições de fase: a primeira na faixa de 0,4 a 0,7 GPa, a segunda entre 1,5 e 2,4 GPa e a terceira no intervalo de pressão de 3,5 a 5,2 GPa, sendo as duas primeiras do tipo conformacionais e a terceira estrutural. A estrutura cristalina da AC parece ser flexível a cada elevação da pressão, pois modos vibracionais atribuídos a todas as porções da molécula sofrem alterações durante a elevação da pressão. Essa flexibilidade pode estar relacionada a diversidade de funções biológicas da adenosina e do íon cloro. Assim, os nucleosídeos são biomoléculas importantes no corpo humano e entender o seu comportamento a fatores externos como pressão e temperatura ajudam a termos mais informações desses materiais para correlacionar com suas funções biológicas.
Interno - 1655367 - ADENILSON OLIVEIRA DOS SANTOS
Interno - 584.648.832-34 - FRANCISCO FERREIRA DE SOUSA