Banca de DEFESA: GLAUCO HEBERT ALMEIDA MELO

2023-07-31 17:19:23.145

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCO HEBERT ALMEIDA MELO
DATA: 25/08/2023
LOCAL: Online. Através do Google Meet
TÍTULO: ESTUDO DO SISTEMA VÍTREO ZnO-P 2 O 5 -B 2 O 3 E SUA APLICAÇÃO NA ATENUAÇÃO DE RADIAÇÕES DE ALTA ENERGIA
PALAVRAS-CHAVES: Zinco borofosfatos; Atenuação de radiação; Codopagem Tb 3+ /Eu 3+
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Materiais
RESUMO: O sistema vítreo zinco borofosfato é fabricado com matéria prima de custo relativamente baixo e baixas temperaturas de fusão quando comparados a vidros silicatos por exemplo. Neste trabalho foram produzidas amostras em diversas regiões do diagrama ternário do sistema ZnO – P 2 O 5 – B 2 O 3 . Foi escolhida uma faixa de composição do diagrama para estudar os efeitos da substituição do P 2 O 5 por ZnO. Foram realizadas caracterizações de propriedades térmicas, estruturais e ópticas em função da concentração de zinco. Observou-se que a substituição de P 2 O 5 por ZnO promove a despolimerização das estruturas do boro e fósforo presentes no vidro. Como consequência, observa-se variação em praticamente todas as suas propriedades. Foram calculados parâmetros de atenuação de radiação dessas amostras e comparados com materiais comerciais e outros vidros à base de chumbo. Constatou-se que os vidros com maior teor de teor de zinco apresentam melhores indicadores para uso na atenuação de radiação. Por meio da difração de raios-X comprovou-se que o material é amorfo. Escolheu-se uma dessas amostras para estudar a dopagem com Tb 4 O 7 e com Eu 2 O 3 bem como a codopagem Tb 4 O 7 /Eu 2 O 3 . A luminescência das amostras foi investigada em temperatura ambiente sob excitação em 375 nm, 394 nm e 405 nm e variando a temperatura até 480K sob excitação em 375 nm. As coordenadas no diagrama de cromaticidade foram calculadas e apresentadas no diagrama CIE 1931. O tempo de vida foi calculado para a emissão em 545 nm e os parâmetros de transferência de energia foram determinados. Nos estudos de luminescência constatou-se absorções e emissões características dos íons Tb 3+ e Eu 3+ . No diagrama de cromaticidade foi possível perceber alterações significativas na coloração das amostras ao excitar amostras codopadas em diferentes comprimentos de onda bem como ao variar o teor de Eu 2 O 3 . Na simulação da composição com LEDs na região do azul observa-se a obtenção da luz branca sintonizável. A intensidade de emissão das amostras é reduzida com a temperatura para praticamente todos os comprimentos de onda. O tempo de vida radiativo apresenta uma redução com o teor de Eu 2 O 3 e há um aumento na probabilidade de transferência de energia. Desse modo, o sistema vítreo estudado neste trabalho é uma excelente opção para uso em atenuação de radiação de alta energia bem como hospedeiro de terras-raras para aplicações em luminescência.
Presidente - 1766906 - ALYSSON STEIMACHER
Externo à Instituição - ANTONIO MEDINA NETO - UEM