Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: ELIZA DE OLIVEIRA ROCHA DATA: 18/03/2016 HORA: 09:00 LOCAL: CCH, UFMA TÍTULO: NO CAMINHO DA EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: possibilidades metodológicas de inclusão dos alunos com deficiência visual na aulas de música do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVE: Deficiência visual; Cegueira Educação Musical; Mediação. PÁGINAS: 44 GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes ÁREA: Artes RESUMO: A Presente pesquisa discorre a experiência de meditação musical desenvolvida com o aluno cego, as adequações metodológicas e o uso de recursos didáticos no ensino de música do Colégio de Aplicação da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) nos anos 2014 2015.
Aborda algumas considerações sobre a deficiência conceitos, nomenclaturas, causas e fatores de risco, epidemiologia; a trajetória histórica da educação disponibilizada às pessoas com deficiência visual, analisando conforme os paradigmas de institucionalização, serviços e suporte; as questões relacionadas a aprendizagem musical do aluno cego, tais como modo de aprendizagem, adaptações pedagógicas, recursos, segundo princípios da meditação presentes na Teoria Sócio Histórico Cultural de Vygotsky; e as metodologias e recursos didáticos utilizadas na educação musical do aluno com deficiência visual;
MEMBROS DA BANCA: Presidente - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO Interno - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO Externo ao Programa - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI