Banca de DEFESA: ALINE BARBOSA NASCIMENTO

DISCENTE: ALINE BARBOSA NASCIMENTO
DATA: 27/07/2016
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA
TÍTULO: CALÇANDO SANDÁLIAS DE PROFESSOR/ARTISTA/PESQUISADOR: Reflexões, diálogos e práticas narrativas
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Pesquisadora/narradora. Prática artística e pedagógica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: Este trabalho descreve resultados parciais da dissertação em andamento, apresenta as relações entre a minha trajetória de vida e a minha experiência como artista/docente/pesquisadora. Divide-se em duas partes: a primeira levanta questões pertinentes acerca do ensino de arte no contexto da educação básica, e pretende discutir de que modo acontece a relação entre a prática artística e a docência na formação do professor de teatro que enxerga no contexto escolar, apesar das limitações impostas pelo sistema educacional de ensino, um lugar propício para o desenvolvimento de suas investigações artísticas, pedagógicas e de pesquisa. a segunda parte diz respeito às práticas artísticas e pedagógicas desenvolvidas no ano de 2015, no âmbito da educação básica de ensino da rede pública municipal de São Luís, dentro do grupo Por trás do pano da U. E. B. Prof. Sá Valle, tendo como foco propulsor a perspectiva narrativa da pesquisadora.
Presidente - 407573 - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA
Externo à Instituição - CARMINDA MENDES ANDRÉ - USP