Banca de DEFESA: ANDERSON DA SILVA PINHEIRO

DATA: 27/07/2016
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA
TÍTULO: POÉTICAS EM PERFORMANCE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Performance. Poética. Arte-educação. Educação básica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente investigação, inserida na linha de pesquisa: processos de ensino, aprendizagem e mediação em Artes, propõe-se a refletir, considerando a perspectiva da poiética, acerca da inserção de práticas artístico-pedagógicas em performance no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campos Barra do Corda. A escrita do texto, o diálogo com a literatura e a narrativa autobiográfica sobre a pesquisa buscam evidenciar uma proposta teórico-prática sobre a performance em situação educativa, considerando-a como uma linguagem artística híbrida, que enfatiza o processo e o corpo como elementos propulsores do ato criativo, e que apresenta em sua história variadas e instigantes produções e criadores, embora, no espaço escolar e acadêmico, ainda não tenha sido estudada à exaustão. Nessa perspectiva, apresente investigação assume uma postura poiética no contexto da educação básica, privilegiando os experimentos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio do IFMA Barra do Corda, com a coordenação do autor deste trabalho, socializados no âmbito escola, com o intuito de propiciar aos discentes e á comunidade novas formas de compreender a arte na perspectiva da contemporaneidade.
Presidente - 407573 - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA
Externo ao Programa - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA