Banca de DEFESA: DANIEL FERREIRA SANTOS
2016-07-14 17:43:53.895
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL FERREIRA SANTOS
DATA: 19/07/2016
HORA: 08:30
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA
TÍTULO: ENSINO INSTRUMENTAL NA ESCOLA BÁSICA E SUA APLICAÇÃO NA U.E.B. GOMES DE SOUSA, SÃO LUÍS MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical. Ensino instrumental. Orquestra escolar.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Este estudo objetivou a aplicação de uma metodologia de ensino voltada à prática de
instrumentos musicais na escola U.E.B. Gomes de Sousa, localizada na Vila Maranhão,
como forma complementar ao ensino e aprendizagem musical dos alunos das series finais
do ensino fundamental e suas possíveis contribuições na reflexão acerca das
aplicabilidade e importância do ensino instrumental, bem como, oferecer uma visão de
como a educação musical e a prática instrumental podem integrar o currículo da educação
básica. Para uma melhor compreensão desta realidade, realizamos um levantamento
sobre os programas do ensino musical instrumental em sistemas educacionais de outros
países. Para melhor fundamentar nossa prática, analisamos o trabalho de pedagogos e de
estratégias de ensino que podem coadunar e enriquecer nossa abordagem, no qual,
apresentamos a filosofia Suzuki, a teoria da aprendizagem fundamentada em Edwin
Gordon e à utilização do método coletivo de ensino de instrumentos de orquestra Da
Capo Tutti do Prof. Dr. Joel Barbosa. Como principal procedimento metodológico na
realização deste trabalho de pesquisa, lançamos mão da pesquisa-ação, visando tecer elos
entre a teoria e a prática diante da aplicação do projeto de iniciação instrumental
investigando suas possíveis contribuições e resultados educacionais, sociais e políticos
para área da educação musical instrumental. A partir dos resultados alcançados foi
possível perceber os desafios sobre as questões acerca da concepção dos currículos e da
implementação de programas de formação instrumental que contemplem alunos da
Educação Básica, além de ser capaz de avaliar os significativos ganhos na construção da
diversidade de caminhos da educação musical. Enfim, por meio de todo o estudo
realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas, foi possível confirmar que o ensino
instrumental aplicado à escola básica pode servir como meio de fortalecimento do ensino
de música neste contexto, haja visto o interesse natural dos jovens pela arte musical e a
abrangência educacional que este ensino oferece, servindo como como modelo para a
idealização de um percurso para o ensino instrumental e sua implementação efetiva nas
escolas brasileiras.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Externo à Instituição - JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA - UFBA
Presidente - 1551647 - MARIA VERONICA PASCUCCI