Banca de DEFESA: DANIEL FERREIRA SANTOS

DISCENTE: DANIEL FERREIRA SANTOS
DATA: 19/07/2016
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA
TÍTULO: ENSINO INSTRUMENTAL NA ESCOLA BÁSICA E SUA APLICAÇÃO NA U.E.B. GOMES DE SOUSA, SÃO LUÍS – MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical. Ensino instrumental. Orquestra escolar.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Este estudo objetivou a aplicação de uma metodologia de ensino voltada à prática de instrumentos musicais na escola U.E.B. Gomes de Sousa, localizada na Vila Maranhão, como forma complementar ao ensino e aprendizagem musical dos alunos das series finais do ensino fundamental e suas possíveis contribuições na reflexão acerca das aplicabilidade e importância do ensino instrumental, bem como, oferecer uma visão de como a educação musical e a prática instrumental podem integrar o currículo da educação básica. Para uma melhor compreensão desta realidade, realizamos um levantamento sobre os programas do ensino musical instrumental em sistemas educacionais de outros países. Para melhor fundamentar nossa prática, analisamos o trabalho de pedagogos e de estratégias de ensino que podem coadunar e enriquecer nossa abordagem, no qual, apresentamos a filosofia Suzuki, a teoria da aprendizagem fundamentada em Edwin Gordon e à utilização do método coletivo de ensino de instrumentos de orquestra Da Capo Tutti do Prof. Dr. Joel Barbosa. Como principal procedimento metodológico na realização deste trabalho de pesquisa, lançamos mão da pesquisa-ação, visando tecer elos entre a teoria e a prática diante da aplicação do projeto de iniciação instrumental investigando suas possíveis contribuições e resultados educacionais, sociais e políticos para área da educação musical instrumental. A partir dos resultados alcançados foi possível perceber os desafios sobre as questões acerca da concepção dos currículos e da implementação de programas de formação instrumental que contemplem alunos da Educação Básica, além de ser capaz de avaliar os significativos ganhos na construção da diversidade de caminhos da educação musical. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas, foi possível confirmar que o ensino instrumental aplicado à escola básica pode servir como meio de fortalecimento do ensino de música neste contexto, haja visto o interesse natural dos jovens pela arte musical e a abrangência educacional que este ensino oferece, servindo como como modelo para a idealização de um percurso para o ensino instrumental e sua implementação efetiva nas escolas brasileiras.
Interno - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Externo à Instituição - JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA - UFBA