Banca de DEFESA: EVALDO MAGNO ANCHIETA PEREIRA

DISCENTE: EVALDO MAGNO ANCHIETA PEREIRA
DATA: 26/07/2016
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA
TÍTULO: O ENSINO DE ARTES VISUAIS COM A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EDMODO: um estudo com alunos de uma escola pública de Paço do Lumiar, MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Artes Visuais. B-learning. AVA. Edmodo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa aborda o processo de ensino-aprendizagem de Artes Visuais mediado pela utilização do Edmodo, um ambiente virtual de aprendizagem disponível na Internet. Tomamos como referência experiências desenvolvidas em uma escola da rede pública estadual do Maranhão. Descrevemos: a) as características e possibilidades pedagógicas que a plataforma oferece como recurso didático; b) os elementos que fazem parte do perfil exigido ao educador contemporâneo e, em especial, ao arte/educador que atua junto à geração dos nativos digitais; c) os desafios que o professor enfrenta em sua prática pedagógica, quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Discutimos sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recursos didáticos, destacando as vantagens e dificuldades da utilização do espaço virtual como alternativa para complementar, on-line, o processo de ensinoaprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula. Relatamos uma experiência de blearning desenvolvida com alunos do Ensino Médio. Analisamos as possibilidades pedagógicas do Edmodo como recurso alternativo para o ensino-aprendizagem em Artes Visuais, dialogando com a Abordagem Triangular e com correntes teóricas e metodologias contemporâneas utilizadas na aprendizagem. Constatamos que o uso do AVA, aliado a outros recursos disponíveis no ciberespaço, contribui para a busca da melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais de forma significativa.
Interno - 407573 - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA
Externo ao Programa - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR