Banca de DEFESA: TAYANE DA CRUZ TRAJANO

DISCENTE: TAYANE DA CRUZ TRAJANO
DATA: 19/07/2016
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA
TÍTULO: A EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO: um estudo de caso no contexto do Instituto Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical; ensino médio; pedagógico-musical;
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa procura compreender como o ensino de música configura-se no Instituto Federal do Maranhão com base em dois campi da capital: Centro Histórico e Monte Castelo. Investigando as concepções teóricas e as bases legais para o ensino de artes/música no Instituto Federal do Maranhão, busca conhecer as concepções pedagógico-musicais que dirigem o trabalho docente, analisa os documentos que constituem as práticas musicais nessas instituições, identificando-as quanto à projeção e à legitimação dentro do Instituto Federal no Maranhão. De caráter descritivo e abordagem qualitativa esta pesquisa se utiliza da modalidade de estudo de caso. Os dados foram constituídos através de observação, entrevistas semiestruturadas com a comunidade escolar e a análise dos documentos que orientam o ensino de música nessa instituição. Os resultados revelam que o IFMA é uma instituição com um aparato histórico evidente e influenciador na formação integrada do ser humano e que por isso possibilita o devido espaço da Arte/música em seu contexto acadêmico de forma que o processo de legitimação das práticas pedagógico-musicais seja evidente nos dois campi estudados. Revela também que os campi se divergem por suas peculiaridades mostradas ao fim através de uma analogia.
Presidente - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO - UFBA