Banca de DEFESA: DIORGENES TERCIANO TORRES

DISCENTE: DIORGENES TERCIANO TORRES
DATA: 19/07/2016
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA
TÍTULO: IMPROVISAÇÃO MELÓDICA COM O USO DE ARPEJOS: proposta metodológica para a disciplina improvisação I no curso técnico da Escola de Música do Estado do Maranhão - EMEM.
PALAVRAS-CHAVES: Improvisação. Arpejos. Tríades.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa efetuada com alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão – EMEM investiga o uso de arpejos (tríades e tétrades) na improvisação melódica, como base de um procedimento metodológico a ser sugerido para o ensino da disciplina Improvisação I do curso técnico dessa escola. Foram realizadas duas filmagens de vídeo e duas gravações de áudio em que os alunos apresentaram seus conhecimentos em improvisações antes e depois do estudo sistemático dos conteúdos teóricos e práticos sugeridos nesta pesquisa. Após o confronto desses dois momentos de um grupo amostra extraído do total de alunos participantes, são feitas análises e considerações sobre como o ensino de improvisação acontecia na escola bem como os possíveis benefícios que o procedimento metodológico com o emprego de arpejos utilizado poderá trazer para o ensino da disciplina.
Presidente - 1551647 - MARIA VERONICA PASCUCCI
Interno - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO