Banca de DEFESA: JYESIANE DA SILVA FERREIRA

DISCENTE: JYESIANE DA SILVA FERREIRA
DATA: 28/07/2016
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA
TÍTULO: Tecendo a História: criando, contando e recontando...
PALAVRAS-CHAVES: Teatro. Escola. Criação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: O teatro carrega em si o potencial criador, o que já lhe é inerente, deveras essa potência criadora também está presente nos alunos, necessitando ser intensificada. O presente artigo discorre a respeito, da ação do teatro na escola e seu poder criador enquanto prática metodológica para a sala de aula, revisitando e discutindo as relações de professor e aluno, levando-o também a construção de uma dramaturgia própria, conduzindo-o numa busca por sua subjetividade. A aplicabilidade desta pesquisa está em propor uma visão reflexiva sobre o espaço que rodeia o aluno, cabendo a este pesquisar e observar sua prática enquanto criador do seu processo, diante das escolhas que fez durante as experiências vivenciadas, que consequentemente geram o ato de criação, contribuindo na formação de seu desenvolvimento enquanto individuo consciente, que estabelece relação com o meio onde vive.
Externo ao Programa - 1669787 - JOSE DINO COSTA CAVALCANTE
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA