Banca de DEFESA: ALINE BARBOSA NASCIMENTO

DISCENTE: ALINE BARBOSA NASCIMENTO
DATA: 27/07/2016
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA
TÍTULO: CALÇANDO AS SANDÁLIAS DE PROFESSORA/ARTISTA/PESQUISADORA: reflexões, diálogos e práticas narrativas
PALAVRAS-CHAVES: Formação e profissão. Professor/artista/pesquisador. Ensino do teatro. Narrativa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: A presente pesquisa narrativa, de natureza autobiográfica, aborda os processos formativos de uma professora/artista/pesquisadora de teatro e sua iniciação ao exercício da docência. Descreve os passos percorridos e as experiências acumuladas ao longo da trajetória de vida, desde a educação básica à formação profissional, dando ênfase à prática docente em uma escola pública de educação fundamental, em São Luís (MA). O trabalho de retomada da memória propiciou a construção de um olhar retrospectivo sobre o repensar da formação, prática artística e docência, suscitando reflexões acerca de ocorrências, circunstâncias e subjetividades que antecederam e ao mesmo tempo demarcaram um processo investigativo desenvolvido durante o mestrado profissional em Ensino de Artes. A partir da observação participante de um grupo do teatro escolar – Por trás do pano, da UEB Prof. Sá Valle – que envolveu a documentação de ensaios e o registro de imagens, entre outros, além do diálogo com a literatura especializada, o foco da narrativa voltase para a tentativa de contribuir com o conhecimento referente à formação de professores de teatro, dando ênfase a produção artística e pesquisa sobre as condutas criativas.
Presidente - 407573 - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA
Externo ao Programa - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO