Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: WEESLEM COSTA DE LIMA

2016-07-18 16:09:09.841

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WEESLEM COSTA DE LIMA
DATA: 22/07/2016
HORA: 09:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS BACANGA
TÍTULO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DAS TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) NA PRÁTICA DOCENTE EM ARTES VISUAIS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS – MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Arte. Tecnologias.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: As experiências construídas, enquanto docente da rede municipal de educação, em São Luís – MA, inclinou-nos a conhecer as tecnologias utilizadas pelos alunos da rede municipal da cidade e principalmente as aplicações dessas nas metodologias dos docentes da disciplina de Arte. Mediante isso, nos propomos a investigar, no ano de 2015 até o primeiro semestre de 2016, o uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na prática docente em Artes Visuais na Rede Municipal de São Luís – Maranhão – SEMED. A pesquisa, de abordagem descritiva, visou conhecer e verificar a atuação dos professores constituindo-se a partir de dados quantitativos e qualitativos. Centralizamos nossa atenção em 20 professores do ensino fundamental maior, etapa referente aos 6º, 7º, 8º e 9º anos, que compete à rede municipal de ensino. No desenvolvimento, procuramos traçar uma metodologia de investigação que compreendeu levantamento bibliográfico, aplicação de questionários e entrevistas. Ferramentas como e-mail, facebook e whatsApp foram indispensáveis na aquisição de informações. O suporte teórico é composto por Ferraz & Fusari (1993), autoras enfocam aspectos históricos do ensino da arte no Brasil, a articulação das tendências pedagógicas e o reflexo na atuação dos professores. Dermeval Saviani (2008) discute o ensino no Brasil, na perspectiva histórica e voltada às práticas pedagógicas dos professores. Os autores enfocam aspectos históricos do ensino e articulações das tendências pedagógicas na educação. Suas concepções são colocadas junto a outros teóricos para que possamos pensar aspectos tecnológicos como recurso educacional. Vani Moreira Kenski (2007) e José Manuel Costa Morán (1993) fundamentam questões ligadas às tecnologias no meio educacional. Lucia Gouvêa Pimentel (2007) e Philippe Perrenoud (2000) têm suas reflexões sobre formação de professores no ensino de arte e o uso das tecnologias contemporâneas pontuadas na pesquisa. Além desses referenciais teórico-conceituais, são utilizados documentos que versam sobre as tecnologias, textos oficiais e documentos de relevância para o ensino da disciplina. Acreditamos que o exercício reflexivo e de contínua reconstrução, proporcionado pela pesquisa, podem auxiliar na compreensão de uma disciplina de ensino e aproximar os elementos competentes dos resultados, carências e discussões que permeiam esse universo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA
Interno - 2157533 - REGIANE APARECIDA CAIRE DA SILVA
Externo ao Programa - 2270116 - LARISSA LACERDA MENENDEZ

fim do conteúdo