Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA LUISA FRAZAO SILVA
2017-08-18 16:03:21.055
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA LUISA FRAZAO SILVA
DATA: 11/09/2017
HORA: 14:00
LOCAL: CCH - UFMA
TÍTULO: Artes Visuais Afro-Brasileira Modernas e Contemporâneas na Educação Básica do Ensino Fundamental: O Ensino das Artes Visuais e a Lei 10.639/2003.
PALAVRAS-CHAVES: Artes visuais afrodescendente, artistas negros, Lei 10639\2003, propostas metodológicas, identidade.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa tem como objetivo visibilizar as Artes visuais Afrodescendente e sua
contribuição para aplicabilidade da Lei 10639\2003 no ambiente escolar da Educação
Básica do ensino fundamental. Trazendo o aporte de lei 10639\2003 e documentos
legais que balizam a efetivação e reconhecimento da produção artistas negros na
história da arte brasileira. Levantando a discussão teórica e conceitual das artes
visuais afrobrasileira e arte afrodescendente, traçando breve histórico sobre a
produção de artistas afrodescendentes do modernismo no século XX e
contemporâneos do século XXI. Elencadas a esse histórico escolhemos quatro
artistas contemporâneas para criar e ensinar Artes visuais com metodologias
contemporâneas através retratos e autorretratos artistas afrodescendentes e diálogos
sobre identidade com o projeto Erêzando retratos e autorretratos: consciência, e
identidade e diversidade étnica e o Projeto Orís: diversidade étnico-racial no qual
pretendemos expor, dialogar, e apresentar resultados das propostas balizadas na arte
afrodescendente e discussão sobre identidade. Tornando visível a arte
afrodescendente no ensino de artes visuais, apresentando como fonte para uma
pedagogia mais crítica, consciente e transformadora a respeito da identidade a
valorização na formação estética social e cultural do aluno. Reiterando na pesquisa a
importância da arte-educação pautada na criticidade e diversidade étnico racial e um
compromisso com a igualdade sócia, voltada para emancipação tendo como ponto
primordial uma prática intercultural e ressignificadora como uma ferramenta de
reafirmação a singularidade na diversidade. Entendemos a Arte Afrobrasileira e seu
estudo como um caminho que estimula a consciência cultural do indivíduo, para que
os alunos possam (re) conhecer e se apropriarem da arte indagando esses sistemas
de significados, traçando paralelos e construindo novos discursos. A pesquisa originase
desse hiato ainda presente na educação brasileira no objetivo de legitimar e
reconhecer a criação artística da arte afrodescendente no ambiente escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Presidente - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA