Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA SILVA ZAIDAN

DISCENTE: FERNANDA SILVA ZAIDAN
DATA: 11/09/2017
LOCAL: CCH - UFMA
TÍTULO: O BANQUETE “ UMA EXPERIENCIA ESTESIOLÓGICA”
PALAVRAS-CHAVES: Artes Cênicas. Docência. Estesiologia. Alimento. Educação Técnica e Profissional.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta dissertação descreve o percurso de uma experiência estesiológica presente no contexto de um banquete elaborado e apresentado por discentes do curso técnico de Serviços de Restaurante e Bar, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, no município de Barreirinhas-MA. Com base nos estudos fenomenológicos de Merleau-Ponty, esse trabalho apresenta uma proposta pedagógica interdisciplinar cuja investigação baseia-se na noção de corporeidade e na experiência sensível, estética e cultural do aluno, como elementos importantes na constituição do ser humano e do conhecimento, no processo envolvendo a Arte e a Gastronomia. A fundamentação dessa prática apoia-se numa abordagem qualitativa de caráter fenomenológico, portanto, descritiva, que têm como métodos a pesquisa bibliográfica, de campo e a experiência vivida, como metodologias potencializadoras de um diálogo entre teoria e prática, identificando aspectos relevantes à experiência do sujeito. A professora-pesquisadora utiliza em sua pesquisa, além da experiência docente fundamentada na Pedagogia do Teatro, os estudos dos teóricos Merleau-Ponty, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Jorge Larrosa, Edgar Morin, João Francisco Duarte-Júnior, Sandra Chacra, Ariovaldo Franco e Roy Strog, dentre outros, que refletem a prática docente, o processo educativo e a relevância da Artes Cênicas e da Gastronomia, na educação, por meio da revisão conceitual sobre percepção, corpo e estesia (em torno de uma fenomenologia do conhecimento), improvisação teatral e produção humana plástica e visual do alimento, desafiando o conceito mecanicista e aproximando da concepção artística. Os registros escritos e imagéticos foram realizados por meio de diário de bordo de todas as experiências vividas em sala de aula, relatório das atividades desenvolvidas pelas equipes de trabalho na prática final dos alunos, questionário avaliativo da apresentação do Banquete Romeu e Julieta, registo fotográfico, audiovisual e observação participante na dinâmica desse ritual festivo e estesiológico. Buscou-se despertar os processos cognitivos a partir do corpo e dos sentidos da audição, olfato, paladar, visão e tato, conduzindo os alunos e os convidados do banquete a uma educação sensível e afetiva harmonizando conhecimentos separados, interdisciplinarmente. A pesquisa está em fase de conclusão com análise dos dados coletados pelos instrumentos elencados para a descrição do fenômeno a fim de alcançarmos os núcleos interpretativos que vão confirmar o argumento central da pesquisa.
Externo à Instituição - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA - UnB
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA