Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA TOBIAS SILVA

DISCENTE: ADRIANA TOBIAS SILVA
DATA: 12/09/2017
LOCAL: CCH - UFMA
TÍTULO: Arte e Devoção: Uma Experiência de Ensino-Aprendizagem em Artes Visuais Por Meio das Festas do Divino Espírito Santo em São Luís - MA.
PALAVRAS-CHAVES: Festa do Divino Espírito Santo. Espaços sagrados. Ensino de Arte. Diversidade étnico-racial. Diversidade cultural.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa reflete sobre uma abordagem teórico-metodológica por meio da Festa do Divino Espírito Santo em São Luís – MA. Buscamos a partir de investigação e sustentação teórica acadêmica, desenvolver formas de estimular o olhar dos alunos do Ensino Fundamental séries finais da Unidade de Educação Básica Luís Viana, ao universo da cultura popular. Falaremos sobre o projeto realizado, juntamente com os alunos, voltado para análises dos espaços e elementos visuais das Casas de Festas do Divino em pesquisa de campo, fotográfica e videográfica, com o intuito de incentivar a valorização do trabalho de apreciação estética e produção artística.
Externo à Instituição - JOSE ALMIR VALENTE COSTA FILHO - IFMA
Presidente - 743.175.473-68 - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA