Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIRO MORAES PEREIRA

DISCENTE: JAIRO MORAES PEREIRA
DATA: 06/09/2017
LOCAL: CCH - UFMA
TÍTULO: Aprendizagem musical instrumental dos alunos de sopro e percussão da Escola de Música do Estado do Maranhão Através da Prática de Banda.
PALAVRAS-CHAVES: Banda de Música. Educação Musical. Sociabilidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este presente trabalho se trata de uma pesquisa, cujo objeto é banda de música, onde buscamos desenvolver a Aprendizagem Musical Instrumental Através da Prática de Banda. Vemos ainda que essa prática coletiva, não desenvolve o individuo apenas em questões musicais, envolvendo a educação musical, mas também em aspectos de sociabilidade. Assim observamos a formação humana dentro desse agrupamento musical, pois acontece a interação e integração entre as pessoas envolvidas. A abordagem do histórico da inserção dos sopros e percussão na Escola de Música do Estado Maranhão, nos mostra que temos diversos agentes que contribuíram e continuam contribuindo, tanto para as questões pedagógicas quanto artísticas dos instrumentistas que tocam e estudam esses instrumentos. Esse estudo encadeou numa investigação, que nos mostra onde estamos inseridos hoje dentro do contexto com a Banda Tomaz de Aquino, a fim de buscarmos a consolidação desse grupo musical, dando oportunidade aos jovens que estudam e se dedicam aos instrumentos integrantes na Banda Sinfônica.
Presidente - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Externo à Instituição - JOÃO BERCHMANS DE CARVALHO SOBRINHO - UFPI