Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA RODRIGUES DE FARIAS

DISCENTE: MONICA RODRIGUES DE FARIAS
DATA: 12/09/2017
LOCAL: CCH - UFMA
TÍTULO: Arte.ma: elaboração de meios de ensino e aprendizagem para a Educação Básica do Estado a partir das produções de artes visuais maranhenses.
PALAVRAS-CHAVES: Meios de Ensino e Aprendizagem/MEA. TICs. Artes Visuais Maranhense.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esse trabalho de pesquisa traz resultados sobre a elaboração de meios de ensino e aprendizagem – MEAs, voltados a temática das artes visuais maranhense, delimitando-se o período do século XXI. A necessidade de ampliação de recursos metodológicos para as práticas docentes da Área Arte/Artes Visuais, impulsionou a procura por mecanismos de pesquisa que contemplassem a perspectiva ambicionada de criar MEA contextualizados com as artes visuais local, tais como: pranchas visuais e cadernos educativos de apoio (impressas ou disponibilizadas em Ambientes Virtuais) e curta metragens no gênero documentário (em dispositivos de armazenamento como o DVD ou em Canal de YouTube). Para tanto, as Tecnologias da Comunicação e Informação – TICs, tornam-se parceiras em vários momentos da pesquisa, desde a fase inicial de obtenção dos nomes dos artistas a serem pesquisados de forma imparcial, com o método Delphi e o formulário do Google, na pesquisa de campo com o apoio de um grupo de trabalho denominado GT PesquisAção (nome escolhido por ser a metodologia “pesquisa-ação” a definida para a presente pesquisa) até a fase final de elaboração dos MEAs: impressos em gráfica ou virtuais utilizando as TICs. As ferramentas de busca e registro visual e audiovisual também tiveram como material de apoio os dispositivos móveis, como aparelhos celulares do alunos envolvidos, nas ações de pesquisa bibliográfica prévia, entrevistas, registros fotográficos e audiovisuais. Os temas centrais da pesquisa são amparados por estudos do Estados da Arte dos eixos: TIC, MEA e Ensino de Artes Visuais, e que juntos com as vivências do pesquisador e o resultado prático da pesquisa, canalizaram ao desenvolvimento de Meios de Ensino e Aprendizagem que pretendem auxiliar as práticas docentes do professor de Artes Visuais do estado, no tocante a temática mais contextualizada com a região a qual se destina.
Presidente - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO
Interno - 743.175.473-68 - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA